NIGÉRIA BOKO HARAM: Bispos para “salvar” a nação






O governo "continuará a avaliar o diálogo mais eficaz para fazer regressar o país à normalidade": eles pediram a bispos católicos da Nigéria, no final de uma reunião de oração que teve lugar após a entrada em vigor do estado de emergência no reduto do Boko Haram regiões Nordeste. Os Bispos lançaram um documento em Abuja, intitulado "Save Nigéria do colapso"; os Bispos afirmam ter testemunhado nos últimos dois anos "uma escalada de violência e criminalidade sem precedentes". "Um simples confronto entre as forças de segurança e os membros de uma seita islâmica, conhecida como Boko Haram – escrevem os religiosos – num certo optimismo, que esta pode ser chamada uma guerra de baixa intensidade”.     
O texto manifesta a esperança de que as medidas extraordinárias introduzidas pelo governo nos Estados de Borno, Adamawa e o estado de Yobe "alcançarão os objetivos desejados. Ao mesmo tempo, os bispos não rejeitam, em princípio, a idéia de uma amnistia contra membros ou ex-membros da Boko Haram. "Uma amnistia real-embora avisem – deve significar a perdoar aos arrependidos militantes, ao invés de apaziguar os criminosos e os seus apoiantes, porque eles são pacíficos".
O documento estabelece uma relação entre o Boko Haram e problemas que, por décadas, estão afectando o desenvolvimento económico e social da Nigéria. "É evidente - escrevem os bispos - que o nosso país está experimentando os efeitos cumulativos e o impacto corrosivo de corrupção; Se nossos líderes políticos não se atrevem a usar as instituições do estado para combatê-lo, este monstro devorará toda a nação ". MISNA 20 de maio 2013



Comentários

Mensagens populares