PAPA FRANCISCO pede protecção de crianças contra abusos



O Papa FRANCISCO denunciou, no dia 5 de maio 2013 os abusos sofridos pelas crianças durante a oração na Praça de São Pedro, no Vaticano. “Envio hoje uma saudação especial à associação Meter” – uma organização não-governamental (ONG) que luta há mais de 20 anos contra abusos, incluindo sexuais, contra as crianças – por ocasião das jornadas das crianças vítimas de violência, disse o Papa.
“Isso dá-me a oportunidade de dirigir meus pensamentos aos que sofreram ou ainda sofrem abusos”, acrescentou. “Eu queria assegurar-vos que estão presentes nas minhas orações, mas também quero sublinhar fortemente que todos nós nos devemos comprometer com clareza e coragem para que todos os seres humanos, e mais em particular as crianças, sejam sempre protegidas e defendidas”, afirmou.
Há um mês, pediu para se agir  com “determinação” contra os abusos sexuais cometidos pelos membros do clero, evocando de maneira precisa o problema da pedofilia, indicou na altura um comunicado do Vaticano. Foi a primeira vez que o Papa falou publicamente sobre os casos de abusos cometidos durante décadas contra dezenas de milhares de crianças. Pediu “a promoção de medidas de protecção e ajuda aos que passaram por tais violências” e “procedimentos para encontrar os culpados e o comprometimento em conferências episcopais para formular e colocar em prática as directrizes necessárias”. JN

Comentários

Mensagens populares