NIGERIA em Baga evidência de um massacre

Soldados atirando sobre a cidade de Baga


A emboscada e o assassinato de um oficial, a chegada de reforços do exército, tiroteios e mortos de ambos os lados; novamente, o massacre de civis e a queima de centenas de casas: activistas e líderes de Igreja informaram a MISNA da batalha em  entre o exército e os militantes do Boko Haram.
Para enfatizar que, nesta cidade do norte da Nigéria, nas margens do Lago Chade foi realizado "um massacre" ouçamos o Bispo da diocese local de Maiduguri, Mons Oliver Monsenhor e Bertrand. "Os militantes, diz o religioso – tinham sofisticadas armas escondidas da população; muitos civis foram ceifados pelo fogo cruzado da luta, tentando desesperadamente encontrar um abrigo ". De acordo com o Bispo, entre a noite de sexta-feira e sábado mataram 300 pessoas, a maioria civis. Trata-se de um número ainda mais grave do que o posto a circular pela Cruz Vermelha nigeriana, segundo o qual as vítimas eram 187. Uma estimativa com base no testemunho de administradores locais e moradores; a única actualmente possível devido às restrições impostas pelos militares a qualquer pessoa que, mesmo por motivos humanitários, queira entrar na cidade. "Muitas pessoas", diz Monsenhor Souza e Bertrand – morreram na queima de suas casas: durante a batalha, por causa também de um vento forte, foi lançado incêndio  em torno de 300 casas. "Após a emboscada, os soldados não tiveram nenhuma consideração pela vida humana".
"Um massacre" também falou o único senador do Parlamento nigeriano de Baga. "Minha cidade está completamente destruída," disse Ma ' aji lima campos, relatando um número de baixas entre 180 e 200 e mesmo 2000 casas arrasadas pelas chamas.
Claro, existem dezenas de corpos mortos, alinhados no chão ou empilhados , visível em algumas fotografias enviadas hoje a MISNA. Com base nestes e outros depoimentos Presidente Goodluck Jonathan deu início a um inquérito para determinar se os militares tinham "plenamente seguido as regras militares."
De acordo com o exército, a violência começou com uma emboscada numa patrulha da fronteira também composta por soldados do Chade e do Níger. Numa nota de rodapé alega-se que, após a batalha eram lançadores de foguetes apreendidos, estilo Rpg granadas, fuzis e explosivos improvisados (IEDs). Foi notado um arsenal típico das organizações de guerrilha ou terrorismo, o que explica, pelo menos em parte, o comprimento da batalha e a magnitude da devastação. Responsabilidades do massacre e o número de vítimas:  mortos  37, dos quais apenas seis civis.
Eventos em novembro de 1999, cerca de mil quilómetros mais ao sul, no coração da região de óleo do Delta do Níger,  houve uma emboscada em que nove polícias foram mortos. Em seguida, houve o discurso, para muitos a retaliação do exército: 2500 vítimas de acordo com representantes da Comunidade, 43 de acordo com os militares. MISNA 24 de abril de 2013 - 17:47 NIGÉRIA

Comentários

Mensagens populares