Crise na Europa e a esperança (homenagem a Paul Ricoeur)






Prof. Anselmo presta homenagem a Paul Ricoeur, um dos maiores filósofos do século XX que, se fosse vivo, teria feito 100 anos a 27 de Fevereiro. À questão: “o que é o Homem?, quem sou eu?” Diz que: O Homem não é transparente a si próprio. Para chegar a si mesmo, … reconhece-se, narrando a sua própria história, sempre aberta e em transformação. A identidade humana é narrativa.A sua filosofia está profundamente enraizada. Di-lo também um texto sobre a Europa: "Estamos em guerra económica. É um problema muito perturbador, sobre o qual nunca tinha dito nada … É hoje o problema de toda a Europa ocidental. Onde, para sobrevivermos, devemos manter uma ética e uma política da solidariedade. O combate a travar tem duas frentes: por um lado, as nossas economias têm de permanecer competitivas; por outro, não podem perder a alma - o seu sentido da redistribuição e da justiça social. Um problema enorme, quase tão difícil de resolver como a quadratura do círculo…
Paul Ricoeur

Ainda não acabámos com a herança da violência e da última guerra. Nem com a dureza e a brutalidade do sistema capitalista, que deu KO ao comunismo, ficando sem rival. É hoje a única técnica de produção de riqueza, mas com um custo humano exorbitante. As desigualdades, as exclusões são insuportáveis.

Estou um pouco tentado por uma solução que se poderia dizer cínica…Penso que vamos conhecer na Europa ocidental uma travessia no deserto extremamente dura. Porque já não somos capazes de pagar o preço que os mais pobres do que nós pagam. A ascensão das jovens economias asiáticas, concretamente a da China, supõe um custo que seremos incapazes de suportar. Não só não queremos isso, mas não devemos fazê-lo. Não vamos voltar aos tempos do trabalho infantil!... É por isso que eu sou tão fortemente pró-europeu; só uma economia de grande dimensão permitirá à Europa sair disto."
Homenagem a um filósofo que versou e viveu numa situação que nos é  também presente e ferozmente  angustiante também. Em DN, 18 de maio 2013.


Comentários

Mensagens populares