VATICANO Papa pede condições para os trabalhadores de Bangladesh

BANGLADESH. Há empregadores que dão salários baixos

Papa Francisco pediu o fim ao "trabalho escravo" como se verificou nos trabalhadores de um fábrica de rupas no Bangladesh que desabou em 24 de abril deixando pelo menos 400 mortos.

Celebrando o Dia do Trabalho na Casa de Santa Marta, onde reside, o Papa Francisco, disse na homilia que "hoje, neste mundo não há escravidão, o  trabalho é o mais belo presente que Deus deu aos homens: a capacidade de criar, para serem os criadores de nossa própria dignidade. "
De acordo com a Rádio Vaticano, o pontífice argentino disse que "não pagar um só [salário], concentrando-se exclusivamente nas demonstrações financeiras, apenas olhando ao lucro pessoal ... vai contra Deus. "
Francisco disse que ele tinha sabdo no dia da tragédia no Bangladesh: " Viver com 38 euros por mês ": este foi o pagamento dessas pessoas que morreram ... Isso é chamado trabalho escravo! "
Para o pontífice, "todos os que trabalham: homens ou mulheres, têm de ver respeitada a sua dignidade pessoal. Em vez disso, aqueles que não trabalham não têm essa dignidade. Mas há muitos que querem trabalhar e não podem. Este é um fardo para a nossa consciência, porque quando a sociedade está organizada de tal forma que nem todo mundo tem a oportunidade de trabalhar, para ser ungido com a dignidade do trabalho, então há algo errado com a sociedade: não está certo. Isso vai contra o próprio Deus.”
O papa falou sobre o mesmo assunto do trabalho escravo no final do dia, durante a audiência geral na Praça de São Pedro, com a presença de mais de 70.000 pessoas. "Eu peço aos meus irmãos e irmãs na fé e a todos os homens e mulheres de boa vontade para que escolham combater o tráfico de pessoas, o que inclui 'trabalho escravo'", acrescentou.
Para Bergoglio aqueles "que não só mataram intelectual ou fisicamente, mas também mataram indirectamente através do mau uso dos recursos mediante o pagamento de salários injustos" são hipócritas, porque "Em público, eles podem formar sociedades de bem-estar, mas eles não pagam a seus funcionários um salário correspondente ao seu trabalho.”
Bergoglio "reconheceu que há muitas dessas pessoas" que se escondem dentro da Igreja e não vivem de acordo com a justiça que Deus proclama. Se você é uma dessas pessoas, ele quer que você pergunte a si mesmo se você está preparado para a Comunhão " UCANEWS 02.05.13
  

Comentários

Mensagens populares