COREIA DO NORTE retira mísseis



EUA acreditam que eles não estão agora operacionais
A Coreia do Norte passou dois mísseis de sítios de lançamento na costa leste do país, depois de semanas de preocupação de que Pyongyang havia estado pronta para um teste-lançamento.
Um oficial de defesa dos EUA, disse na segunda-feira que Washington não acredita que os mísseis Musudan tinham ido a um local de lançamento alternativo e que eles estavam agora n um local não-operacional. A mudança coincidiu com os preparativos do presidente dos EUA, Barack Obama para atender presidente sul-coreano Parque Guen-hye na Casa Branca na terça-feira, onde vai manter conversações e ter um almoço de trabalho, seguido por uma sessão imprensa conjunta.
O porta-voz do Pentágono, George Little notou a mudança nas palavras da Coreia do Norte, dizendo a repórteres na segunda-feira que o "pause provocação" foi um desenvolvimento positivo. "O que temos visto recentemente é um 'pause provocação. E acho que isso é, obviamente, benéfico para os esforços para assegurar que temos a paz e a estabilidade na península coreana ", disse a jornalistas. O movimento da Coréia do Norte significava que não era mais uma ameaça iminente de um lançamento, e Pyongyang teria que fazer os preparativos antes de retornar a um status de lançamento pronto.

Tensão
No meio de terríveis ameaças e linguagem belicista da Coreia do Norte, dois mísseis Musudan haviam sido mobilizados para a costa leste, e os Estados Unidos e seus aliados Japão e Coreia do Sul tinham se preparado para um possível teste-lançamento nas festas nacionais de 15 de abril.
A secretária de Estado dos EUA, John Kerry advertiu a Coreia do Norte no mês passado que seria um "grande erro" lançar os mísseis de médio alcance, mas as perspectivas de um teste tinha colocado Seul, Washington e Toyko a margem.  Japão e Coréia do Sul intensificou suas defesas antimísseis, enquanto que os militares dos EUA enviaram dois destróieres equipados com armas anti-mísseis e um poderoso radar para a área para impedir qualquer possível lançamento. Os comandantes disseram que forças dos EUA estariam prontas para abater qualquer míssil que ameaçasse aliados ou instalações dos EUA em Guam.
Mas a Coréia do Norte nunca lançou um míssil e, eventualmente atenuou a sua retórica inflamada.
Um míssil Musudan tem um alcance estimado emcerca de 3.000 a 3.500 km. Coreia do Norte tem várias centenas de mísseis de curto e médio alcance disponíveis que poderiam atingir alvos no Japão ou Coreia do Sul, de acordo com o Pentágono. UCANEWS 07 maio de 2013

Comentários

Mensagens populares