ÁSIA o subcontinente da intolerância

John Dayal, Nova Deli

Religiões minoritárias estão sendo estranguladas em todo o sul da Ásia

Longe do foco internacional os Estados islâmicos do norte da África e da Península Arábica, o fanatismo crescente do Sul da Ásia e da intolerância religiosa atingiu um nível inaceitável. Impunidade oficial, legislação extrema e a cumplicidade do Estado e activistas não-estatais compõem o problema.
Cristãos como religiosos minoritários são objecto de perseguição em cada um dos sete países do Sul da Ásia – Índia, Paquistão, Butão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka [Maldivas, o sétimo, não tem quase nenhuma das minorias num estado totalmente islâmico] – enquanto seguidores de todas as outras religiões principais do mundo são perseguidos num ou noutro dos sete países do sub-continente.
Os muçulmanos e os cristãos são vítimas na Índia; Cristãos, Hindus e budistas no Bangladesh e Paquistão, que são nações de maioria muçulmana; Cristãos e muçulmanos nos países budistas do Sri Lanka, Nepal e Butão. Complicam-se nos  países conforme as suas estruturas políticas e sobreposições de identidades étnicas.
Ironicamente, anti-conversão na Índia, as leis destinam-se a combater as igrejas cristãs e leis de blasfémia do Paquistão, são procurados para conter a evangelização ou para afirmar a supremacia da religião da maioria.
Recente diálogo entre todos os grupos religiosos de países do Sul da Ásia advertiu contra um aumento de extremismo que poderia ameaçar a paz na região, onde a Índia e o Paquistão têm enormes arsenais nucleares.
Enquanto maioritário é um fator comum e a recente ascensão do islamismo de work no Paquistão e Bangladesh um gatilho importante, nações menores como Butão e Nepal estão ficando presa ao proteccionismo extremo para manter religiões de imigrantes, que poluam "cultura tradicional".
No Nepal politicamente caótico, isto é feito sem disposições legais, como o país já não é oficialmente uma nação Hindu. No entanto, um projecto de lei proibindo conversões paira como uma nuvem. Outro motivo de preocupação são os tentáculos que a ideologia de hinduísmo extremo da Rashtriya Swayamsewak Sangh da Índia está lançando no Nepal.
A Igreja Católica é tolerada aqui por causa de suas instituições educacionais, mas a espada de Dâmocles sempre paira sobre cerca de 25.000 crentes cristãos em Igrejas e Igrejas do Pará pentecostais. Na prática são Igrejas quase subterrâneas.
É ainda mais subterrânea no Butão com sua política de nacionalismo e cultura arcaica projectada para preservar a pureza das suas tradições budistas e etnicidade. Até mesmo budistas nepaleses sentem a picada de serem estrangeiros.
Há 14.000 cristãos numa população de Butão de 700.000. O governo do país pretende tirar aos cristãos  o direito de construir igrejas e organizações de forma, e aprovou uma lei contra conversões. Isso significa que oficialmente o estado não reconhece a presença de cristãos no país.
Desde o fim da guerra civil no Sri Lanka o vitorioso governo cingalês-budista começou a exercer pressão sobre os muçulmanos e cristãos.
Cerca de 70 por cento da população do Sri Lanka é budista cingalês, tâmil Hindu de 15 por cento, 8 por cento cristão e 7 por cento muçulmana de língua Tamil. Quase 80 por cento dos cristãos são católicos, muitos deles cingalêses. Muitas igrejas e cristãos individuais têm sido agredidos fisicamente
Além de crimes de guerra, a actual investida budista triunfal contra muçulmanos e a pressão sobre os cristãos causou profunda preocupação na comunidade internacional de direitos humanos.
A situação dos cristãos no Paquistão-mulheres estupradas, casas queimadas e homens presos e ameaças de execução por acusações sob leis de blasfêmia – são bem conhecidas e tem atraído campanhas internacionais de opróbrio e clemência. Mas é a onda de violência contra Hindus e cristãos no Bangladesh, que é uma causa imediata de profunda preocupação, especialmente na Índia, que é o destinatário da pessoas que fogem para salvar a vida.
A própria Índia tem uma política diferenciada em pessoas provenientes de Bangladesh; Os hindus são absorvidos e muitas vezes é-lhes dada nacionalidade como refugiados, mas os muçulmanos são considerados ilegais infiltrados e estão sempre sob a ameaça de expulsão.
Nas últimas semanas, os fundamentalistas islâmicos, protestando por um tribunal contra supostos criminosos de guerra da guerra da independência do Paquistão de 1971 têm manifestado sua raiva, especialmente sobre os Hindus, numa orgia de violência que deixou milhares de desabrigados. O governo está tomando alguns passos tímidos para controlar os islâmicos, mas as minorias permanecem aterrorizadas.
A Índia não está em posição moral para apontar o dedo aos seus vizinhos. Registos oficiais mostram que em 2012, houve 560 revoltas comunais, levando a 89 mortos e 1.846 feridos. A maioria das vítimas eram muçulmanos. Não existem registos oficiais sobre a perseguição de cristãos, pastores e fiéis. UCANEWS 22 de maio de 2013
Longe do foco internacional os Estados islâmicos do norte da África e da Península Arábica, o fanatismo crescente do Sul da Ásia e da intolerância religiosa atingiu um nível inaceitável. Impunidade oficial, legislação extrema e a cumplicidade do Estado e activistas não-estatais compõem o problema.
Cristãos como religiosos minoritários são objecto de perseguição em cada um dos sete países do Sul da Ásia – Índia, Paquistão, Butão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka [Maldivas, o sétimo, não tem quase nenhuma das minorias num estado totalmente islâmico] – enquanto seguidores de todas as outras religiões principais do mundo são perseguidos num ou noutro dos sete países do sub-continente.
Os muçulmanos e os cristãos são vítimas na Índia; Cristãos, Hindus e budistas no Bangladesh e Paquistão, que são nações de maioria muçulmana; Cristãos e muçulmanos nos países budistas do Sri Lanka, Nepal e Butão. Complicam-se nos  países conforme as suas estruturas políticas e sobreposições de identidades étnicas.
Ironicamente, anti-conversão na Índia, as leis destinam-se a combater as igrejas cristãs e leis de blasfémia do Paquistão, são procurados para conter a evangelização ou para afirmar a supremacia da religião da maioria.
Recente diálogo entre todos os grupos religiosos de países do Sul da Ásia advertiu contra um aumento de extremismo que poderia ameaçar a paz na região, onde a Índia e o Paquistão têm enormes arsenais nucleares.
Enquanto maioritário é um fator comum e a recente ascensão do islamismo de work no Paquistão e Bangladesh um gatilho importante, nações menores como Butão e Nepal estão ficando presa ao proteccionismo extremo para manter religiões de imigrantes, que poluam "cultura tradicional".
No Nepal politicamente caótico, isto é feito sem disposições legais, como o país já não é oficialmente uma nação Hindu. No entanto, um projecto de lei proibindo conversões paira como uma nuvem. Outro motivo de preocupação são os tentáculos que a ideologia de hinduísmo extremo da Rashtriya Swayamsewak Sangh da Índia está lançando no Nepal.
A Igreja Católica é tolerada aqui por causa de suas instituições educacionais, mas a espada de Dâmocles sempre paira sobre cerca de 25.000 crentes cristãos em Igrejas e Igrejas do Pará pentecostais. Na prática são Igrejas quase subterrâneas.
É ainda mais subterrânea no Butão com sua política de nacionalismo e cultura arcaica projectada para preservar a pureza das suas tradições budistas e etnicidade. Até mesmo budistas nepaleses sentem a picada de serem estrangeiros.
Há 14.000 cristãos numa população de Butão de 700.000. O governo do país pretende tirar aos cristãos  o direito de construir igrejas e organizações de forma, e aprovou uma lei contra conversões. Isso significa que oficialmente o estado não reconhece a presença de cristãos no país.
Desde o fim da guerra civil no Sri Lanka o vitorioso governo cingalês-budista começou a exercer pressão sobre os muçulmanos e cristãos.
Cerca de 70 por cento da população do Sri Lanka é budista cingalês, tâmil Hindu de 15 por cento, 8 por cento cristão e 7 por cento muçulmana de língua Tamil. Quase 80 por cento dos cristãos são católicos, muitos deles cingalêses. Muitas igrejas e cristãos individuais têm sido agredidos fisicamente
Além de crimes de guerra, a actual investida budista triunfal contra muçulmanos e a pressão sobre os cristãos causou profunda preocupação na comunidade internacional de direitos humanos.
A situação dos cristãos no Paquistão-mulheres estupradas, casas queimadas e homens presos e ameaças de execução por acusações sob leis de blasfêmia – são bem conhecidas e tem atraído campanhas internacionais de opróbrio e clemência. Mas é a onda de violência contra Hindus e cristãos no Bangladesh, que é uma causa imediata de profunda preocupação, especialmente na Índia, que é o destinatário da pessoas que fogem para salvar a vida.
A própria Índia tem uma política diferenciada em pessoas provenientes de Bangladesh; Os hindus são absorvidos e muitas vezes é-lhes dada nacionalidade como refugiados, mas os muçulmanos são considerados ilegais infiltrados e estão sempre sob a ameaça de expulsão.
Nas últimas semanas, os fundamentalistas islâmicos, protestando por um tribunal contra supostos criminosos de guerra da guerra da independência do Paquistão de 1971 têm manifestado sua raiva, especialmente sobre os Hindus, numa orgia de violência que deixou milhares de desabrigados. O governo está tomando alguns passos tímidos para controlar os islâmicos, mas as minorias permanecem aterrorizadas.

A Índia não está em posição moral para apontar o dedo aos seus vizinhos. Registos oficiais mostram que em 2012, houve 560 revoltas comunais, levando a 89 mortos e 1.846 feridos. A maioria das vítimas eram muçulmanos. Não existem registos oficiais sobre a perseguição de cristãos, pastores e fiéis. UCANEWS 22 de maio de 2013

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