MYANMAR Medo para os muçulmanos deslocados com aproximação de ciclone

Meninos da bomba de água no acampamento de  Bawdupha (Foto: AFP / Wynn)


·          Autoridades do estado de Rakhine comunicam que dezenas de milhares de pessoas começam a deslocar-se para sua segurança à frente de um poderoso ciclone tropical que se espera atingirá a região nos próximos dias e pode ser destroso para milhares de refugiados.
Cerca de 90 mil pessoas que vivem em zonas costeiras do município de Maungdaw foram transferidas para um lugar mais alto, disseram autoridades locais. População foi avisada com alti-falantes,
Cyclone Mahasen está actualmente passando sobre o Oceano Índico, na direcção de Bangladesh e Myanmar, e prevê-se que atinja costa oeste de Mianmar no dia 16.
Dezenas de milhares de pessoas deslocadas internamente (IDPs) residem em acampamentos improvisados ​​fora da capital do estado de Rakhine Sittwe, tendo sido forçadas a deixar suas casas durante confrontos sectários no ano passado. A grande maioria são muçulmanos rohingyas apátridas. Os abrigos em muitos dos campos são frágeis e incapazes de resistir a condições climáticas extremas.
Win Myaing, porta-voz do governo local no estado de Rakhine, disse que eles estavam sendo levados para prédios mais fortes, embora outros relatos de Sittwe dizem que apenas os deslocados internos registados estão a ser movimentados. Apesar de muitos avisos sobre os impactos da estação das monções aproximando-se dos refugiados Rohingya, o governo tem sido lento para agir.
 "A prioridade é dada aos refugiados que vivem em áreas baixas. A equipe médica local, bombeiros e funcionários da Cruz Vermelha foram preparados para lançar operações de resgate de emergência ", disse ele.
A ONU enviou uma equipe de emergência para Sittwe. Num comunicado no entanto, manifestou preocupação com 17.000 refugiados que vivem em Pauktaw, uma cidade costeira rural, que até agora ainda não foram colocados em áreas seguras e que são particularmente vulneráveis ​​devido à falta de protecção contra a chuva, ventos fortes ou tempestades.
"Os campos estão em campos de arroz que podem facilmente ficar inundados. Locais seguros para estes deslocados devem ser encontrados como prioridade", disse um comunicado da ONU divulgado no dia 12. "Esta exigência tem sido claramente comunicada às autoridades estaduais por parceiros humanitários".
·         O Programa Alimentar Mundial distribuiu arroz para os refugiados em Sittwe, no domingo, disse um funcionário da ONU na região, que quis manter o anonimato. A região situada ao lado da Baía de Bengala é propensa a tempestades sazonais. Myanmar não é estranho a desastres naturais, como o ciclone Nargis, em 2008, que matou perto de 140 mil pessoas na região do Delta do Irrawaddy. EUCANEWS 13 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares