TAILÂNDIA termina prática de acorrentar os presos

Presos encontram dificuldade em caminhar quando 
as cadeias foram removidas
 (Foto: Bangkok Post / Tawatchai Khemkumnerd)


Irão ser libertados todos os presos que cumprem prazos máximos nas prisões de todo o país dentro de três meses, declarou o chefe do departamento Suchart Wonganantachai na quarta-feira – dia 15 de maio.
O plano havia começado em 23 de janeiro a partir da prisão central Kwang perto de Banguecoque, com 563 detidos vendo seus grilhões removidos.
Na quarta-feira, alguns se reuniram para uma cerimónia liderada pelo primeiro-ministro Yingluck Shinawatra para se tirarem as cadeias.
Ela cortou uma manilha de papel feito pelo departamento como um símbolo. Foi a primeira vez que foi a uma prisão.
                                      
Tirar as algemas  tornou-se parte da política do governo para garantir a dignidade humana para todos os prisioneiros e respeitar os direitos humanos de todos, disse o primeiro-ministro.                 
O primeiro grupo de presos a quem foram tiradas as cadeias  em janeiro  era composto por 16 com menos de 50 anos de idade, e 513 no corredor da morte. Como presos bem comportados, eles foram os primeiros a andar livremente em sua zona sem correntes

Entre eles estavam: Wisut Boonyakasemsanti, condenado pelo assassinato de sua esposa, Dr Passaporn; Sitthiporn Khamart, que matou a mãe de Khomkhai Polaboot do Partido Democrata, e ex-Maj Chalermchai Matchaklum, condenado por assassinar ex-governador Preena Leepattanpan.
Os prisioneiros habituados às algemas depois de as tirarem tiveram e de fazer algum treino para conseguirem andar sem elas.
Dr Wisut admitiu que sua vida era vida difícil com as algemas em seus pés pensando que seria todo o resto do tempo da sua vida. "Presos não são animais. Eles não devem ser acorrentados por causa de seus erros. Eles já foram punidos por estarem na prisão'', disse ele.
Pumin Siang-orn, outro preso sem algemas, disse que a remoção melhorou sua saúde e moral. Mas ele diz que só os presos bem comportados é que devem ser libertados das suas cadeias . UCANEWS 16 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares