INDONÉSIA polícia anti-terrorista detém dois homens suspeitos.

Manifestantes em frente da emabaixada de Mianmar, em Jacarta

Foram presos quando viajavam de moto numa área residencial ocupada no sul da capital, com cinco bombas caseiras, disse num comunicado, o porta-voz da polícia nacional Boy Rafli Amar.
Os homens, Sefa Riano, 28, e Achmad Taufiq, 21, planejavam lançar o ataque hoje – 3 de maio -, disse uma fonte da polícia anti-terrorista do país. O chefe da agência anti-terrorista da Indonésia, Ansyaad Mbai, disse que o alvo era a embaixada de Mianmar.
"Esta foi uma operação para impedir a acção terrorista.
Estamos muito certos de que o ataque teria sido lançado se não os detivessemos", disse ele, acrescentando que: "A intenção era muito clara."
Uma mulher, que se acredita ser a esposa de um dos homens, também foi detida para ser interrogada como testemunha, disse Amar. A polícia disse que tinha aumentado 25 agentes de segurança para cada uma embaixada estrangeira na capital da Indonésia.
O ataque planejado segue agitação anti-muçulmana em Mianmar esta semana, que deixou pelo menos um morto.  A agitação em março na maioria budista-Mianmar deixou dezenas de mortos e confrontos no estado Rakhine no ano passado entre budistas e a minoria muçulmana Rohingya deixou cerca de 200 mortos.
Em setembro, um homem admitiu estar a planear um ataque suicida contra os budistas em Jacarta, em resposta ao tratamento de Mianmar das minorias muçulmanas, especialmente Rohingya. Em julho, centenas de extremistas muçulmanos protestaram em frente à embaixada de Mianmar em Jacarta.
·         A Indonésia tem sido um defensor das minorias muçulmanas em Mianmar, em janeiro prometendo EUA $ 1 milhão em ajuda para Rakhine, oeste do estado, que é a casa do Rohingya. AFP|UCANEWS 3 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares