COLÔMBIA Com três anos de idade, órfão que ‘celebra Missa’

Samuel não sabe ler nem escrever, mas ele sabe
da missa fora pelo coração

Um menino colombiano de três anos de idade, tem atraído a atenção em toda a internet por um vídeo em que ele veste vestes sacerdotais e comemora recitando a liturgia da memória.
Samuel Jaramillo, que é órfão, vive com sua avó e uma tia na cidade de Medellin. Quando os membros da família postaram um vídeo do menino fingindo celebrar a Missa no YouTube, ele ganhou popularidade rapidamente, atraindo cerca de 300.000 pontos de vista em pouco mais de uma semana.
Seus parentes disseram a jornalistas que no último Natal, Jaramillo não pediu brinquedos como a maioria dos garotos de sua idade. Em vez disso, ele queria "roupa do padre" e os objetos necessários para "celebrar" Missa. Ele aprendeu a rezar a missa da memória com pausas correspondente, entonações e gestos de um sacerdote experiente.
Numa reflexão publicada pelo El Colombiano, o Padre Daniel Monsalve observou que "a paixão por aquilo que ele diz e a ternura que o inspira" de Jaramillo nos vídeos."Num mundo em mudança, que é, por vezes indiferentes às questões religiosas, esta criança aparece como um testemunho de amor a Deus e fascínio para as celebrações sagradas, certamente promovidas por aqueles que se importam com ele e com o padre de sua paróquia", o padre Monsalve escreveu.
Casos como o de Jaramillo "não devem apenas despertar fervor religioso, mas também servir de exemplo para a promoção das vocações sacerdotais e religiosas, apoiadas sempre pelo encorajamento de paróquias, seminários e casas de formação", acrescentou.
A tia de Jaramillo, Elizabeth Rojas Arango, disse: "Isso não é algo que lhe ensinou, e nós nem sequer íamos à igreja", mas Jaramillo vai à missa todos os domingos e às terças-feiras com a avó, Rosa Eva Arango. Rojas Arango disse que a decisão de postar os vídeos de Samuel on-line não foi "para tentar torná-lo popular, mas porque eles estão inquietos."
Jaramillo sabe o Credo de cor e até prega suas próprias homilias.
Em entrevista à televisão RCN, Jaramillo disse que quer ser padre quando ele crescer.
Fr. Monsalve disse que quando as pessoas vêem Jaramillo, "Eles vão se ssurpreender e não serão capazes de resistir a clicar em 'Like' ou 'Compartilhar'. No entanto, será que Deus continua falando com a humanidade através da nobreza e humildade de seus filhos pequeninos, os favoritos do Reino dos Céus ".
Ele também destacou o papel dos pais e familiares na educação dos filhos.
"Os pais e todos os envolvidos no cuidado das crianças deve continuar a cumprir esse papel fundamental de dar testemunho e encorajamento", disse. Agência C. Notícias  10 de maio de 2013

Comentários

Mensagens populares