NIGÉRIA estado de emergência contra Boco Haram



Goodluck Jonathan, o Presidente nigeriano, impôs um "estado de emergência" nos três Estados na tentativa de conter os ataques cada vez mais violentos por grupo armado Boko Haram, dizendo que o nível de violência, exige medidas urgentes e extraordinárias”. A decisão vem após uma onda de ataques contra as forças de segurança e os objectivos do governo por Boko Haram em seu reduto nordeste
Num comunicado na televisão – no dia 14 de maio -, o presidente disse, "declaro um estado de emergência nos Estados de Borno, Yobe e Adamawa." Jonathan disse que mais tropas "imediatamente" iam ser colocadas nas áreas.
Ele fez um movimento semelhante em janeiro de 2012, após uma onda de ataques do Boko Haram, mas nesse caso o Decreto só aplicado a áreas de governo local específico nos quatro Estados.
Yvonne Ndege de Al Jazeera, relatórios da Nigéria disse a que declaração do Presidente foi sendo feita "para restaurar a segurança e a segurança pública". "Este movimento faz alarde em face de grande parte da retórica que ouvimos sobre os esforços do governo para negociar um acordo de paz com Boko Haram," disse nosso correspondente.
"Eles têm dito nas últimas semanas que as coisas estão indo bem, que se renderam muitos lutadores Boko Haram, mas claramente esta decisão de declarar um estado de emergência nestes Estados e enviar mais tropas parecem trazer o sucesso que o governotem falado sobre em questão."
«Declaração de guerra»


Procurar impor a medida através de um estado inteiro, Jonathan primeiro deve segurar a aprovação dos legisladores nigerianos, que prometeu fazer. Quando o ex-presidente Olusegun Obasanjo invocou a medida duas vezes em 2004 e 2006, removeu governantes democraticamente eleitos e nomeou administradores para gerenciar os Estados, dois ex-oficiais militares.
Jonathan jurou que não iria empregar essa medida.
"Os governadores e outros cargos políticos os titulares nos Estados afectados vão continuar a cumprir suas responsabilidades constitucionais," disse ele.
Boko Haram, um grupo armado, tem vindo a lutar contra o governo visto criar um estado islâmico no principalmente muçulmano país Norte, e a violência resultante custou cerca de 3.600 vidas desde 2009, incluindo assassinatos pelas forças de segurança.
Mas uma série de recentes ataques descaradas levantou preocupações que lutadores tornaram-se encorajado, com o Presidente nigeriano, dizendo que o mais recente violência se elevou a "declaração de guerra".

Comentários

Mensagens populares