VATICANO: Católicos e budistas unidos em defesa da vida


Catolicismo
Budismo


O quarto colóquio bilateral centrou-se nos temas da paz
O Vaticano publicou hoje – dia 20 de maio - a declaração final do quarto colóquio budista-cristão, dedicado aos temas da paz, sublinhando a importância do compromisso conjunto em defesa da vida.
“Apesar das diferenças, o ensinamento ético budista e cristão sobre o respeito pela vida é uma busca pelo bem comum baseado na ternura amorosa e na compaixão”, refere o documento conclusivo do encontro que decorreu em Roma, no último dia 6.
Os intervenientes deixaram votos de que o diálogo entre budistas e cristãos possa ser reforçado face a “novos desafios”, como as “ameaças à vida humana, pobreza, fome, doenças endémicas, violência, guerras” e outras que atentam contra as pessoas e “envenenam a paz na sociedade”.
A iniciativa teve como tema ‘Paz interior, paz entre povos”, para aprofundar “o entendimento recíproco” entre cada tradição religiosa.
“Se realmente queremos construir um mundo de paz, é de importância vital que juntemos forças para educar as pessoas, em particular os jovens, na busca da paz, para que vivam em paz e arrisquem trabalhar pela paz”, refere o texto final.
Os participantes eram oriundos da Itália, Japão, Taiwan, Vietname, Coreia do Sul, Myanmar (Birmânia), Sri Lança e Índia.
O comunicado alude a “rápidas mudanças” na paisagem religiosa mundial que desafiam os crentes a promover “a amizade e a solidariedade entre pessoas e povos”.
A declaração recorda que, na tradição cristã, a restauração da paz implica “a libertação do pecado e a sua rejeição”. ECCLESIA |OC

Comentários

Mensagens populares