MOÇAMBIQUE Inauguração do Centro Vocacional e residencial do Chibuto


Por IRMÃ PALMIRA PIRES


Foi num ambiente de alegria, de festa e de muita emoção, que decorreu no dia 24 de Abril de 2013 a inauguração do Centro Vocacional e Residencial do Chibuto. A cerimónia teve lugar com a presença da Sra. Ministra da Mulher e da Acção Social de Moçambique, Engenheira Iolanda Cintura Seuane e Sua Excia. o Ministro da Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Dr. Pedro Mota Soares, estando também presentes as autoridades civis e religiosas locais.
Depois do tradicional corte da fita, foi descerrada a lápide inaugural, pelos dois Ministros, seguiu-se a visita às instalações do Centro, que é composto por 8 salas de aulas, uma sala de visitas, uma secretaria, três camaratas, refeitório, cozinha, casas de banho, lavandaria e rouparia e duas suites para responsáveis, com cozinha e sala comum próprias. Durante esta visita fomos deliciados pelas belíssimas canções entoadas pelo grupo coral da comunidade. Terminada a visita, procedeu-se à Assinatura e homologação do Programa de Cooperação entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal e o Ministério da Mulher e da Acção Social de Moçambique 2011-2014 pelos dois Ministros seguindo-se os respectivos discursos, não faltando, as tradicionais representações a cargo das crianças, dos jovens e das mamãs.
Não posso deixar de referir aqui palavras proferidas pelo Sr. Ministro Dr. Pedro Mota Soares (que visitou no dia anterior o Centro Dia Mães de Mavalane, a Escola Secundaria Solidariedade e o Centro Vocacional Mães de Mavalane, em Maputo) que depois de ter cumprimentado todas as autoridades locais, disse:
-“Um cumprimento muito especial ao Sr. Padre Jorge, que representa o melhor do ser humano, quando este se entrega ao outro, e esta tem sido sempre a sua preocupação neste país…
Mais à frente referia:- Para chegar a muitos, precisamos de todos. Portugal deve continuar a apoiar este projecto, que visa apoiar os mais jovens para que tenham uma vida com mais dignidade. Isto não seria possível sem a ajuda de muitas pessoas, mas permitam-me que eu referencie aqui uma pessoa muito especial, uma pessoa que tem feito da sua vida uma entrega total e sem ela nada seria possível, sabem que me estou a referir ao Sr. Padre Anastácio Jorge, para o qual peço uma grande salva de palmas… No final dos discursos, houve a tradicional entrega de prendas.
O Centro tem capacidade para 60 alunos internos e já estão a funcionar no Centro alguns cursos como Informática, Inglês, Contabilidade e Gestão, Música e um Curso Médio de Administração Publica e Comércio.
O almoço foi servido com grande requinte no refeitório do próprio centro.
Tenho por certo que esta obra tão importante vai dar oportunidade a muitos jovens a prepararem-se para serem o futuro deste país.

Parabéns à comunidade do Chibuto que tão bem preparou este evento e que, de certeza, este dia marcou a sua história rumo ao futuro. 

Comentários

Mensagens populares