2015/2 Ano da vida consagrada vai ajudar a reforçar “proximidade” Por ARMANDO SOARES

2015/2
Ano da vida consagrada vai ajudar a reforçar “proximidade”      
Por ARMANDO SOARES
 A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), reunida em assembleia geral em Fátima, manifestou a vontade de reforçar a “proximidade” com a sociedade em geral.
O Presidente da CIRP, Padre Artur Teixeira, explica que está em causa consolidar um “testemunho comum” de presença e acção junto de “todos os homens e mulheres, com rosto, com vidas, com situações muito concretas”.
“Depois das radiografias feitas, e do que também a sociedade nos ia dizendo, através de muitas mensagens, estudos, reflexões, vimos que nos era exigido um compromisso ainda maior”, salienta o sacerdote.
O Ano da Vida Consagrada, que começou a 29 de Novembro 2014, é no entender do Padre Artur Teixeira, superior provincial dos Missionários do Coração de Maria uma oportunidade para reforçar esses laços com a sociedade. Os institutos religiosos devem “deixar-se interpelar” por todas as propostas que surgirem, dentro e fora da sua realidade, para viverem esta iniciativa junto de “todas as comunidades cristãs”.
Como no tempo de Santa Teresa, as comunidades religiosas precisam de encontrar e viver esta “proximidade” primeiro entre os seus membros e depois poderão então realizá-la nas comunidades cristãs. É preciso que todos se amem e cumpram as suas regras, que apresentam o carisma do fundador, é preciso que os frades sejam verdadeiramente irmãos e se ajudem mutuamente sobretudo em situações de doença e na velhice. VOZ DA  MISSÃO



Comentários

Mensagens populares