EUROPA Herança cristã da Europa

EUROPA
Herança cristã da Europa
Por ANSELMO BORGES (Reduzido de DN por Armando Soares
Anselmo Borges





O escritor turco Orhan Pamuk, Nobel da Literatura de 2006, fez considerações sobre os valores fundamentais da Europa, que merecem atenção.
Pamuk não concretizou muito quanto a estes valores e disse: Acredito numa Europa que não se baseia no cristianismo, mas no Renascimento, na Modernidade, na 'Liberdade, Igualdade, Fraternidade'. Essa é a minha Europa. Acredito nessas coisas e quero fazer parte delas. Mas, se a Europa é a civilização cristã, lamento: nós, turcos, não queremos entrar."

As aquilo em que baseia  Pamuk  o Evangelho guarda, em potência, a semente dessa igualdade, que não podia ser realidade na sociedade do século I. O cristianismo está por trás, à maneira de fermento, de todos os movimentos igualitários e feministas que houve na história. O cristianismo evoluiu para humanismo. Mas esse humanismo não se vê em religiões que não sejam cristãs. A cultura ocidental tem como sustento a cultura cristã. Embora se trate de uma cultura cristã descrida, desclericalizada e agnóstica, culturalmente cristã."
 O filósofo ateu convicto, Michel Onfray, escreve no seu Tratado de Ateologia: 'A carne ocidental é cristã. Incluindo a dos ateus, muçulmanos, deístas e agnósticos educados, criados ou instruídos na zona geográfica e ideológica judeo-cristã."

o filósofo Luc Ferry, depois de apresentar características essenciais do cristianismo, raízes e herança da Europa democrática e dos direitos humanos, conclui: "Mesmo quando se é radicalmente não-crente, está-se evidentemente impregnado por esta cultura cristã que dominou a história do Ocidente, mas que não se reduziu a ele."

Comentários

Mensagens populares