FRANÇA ATAQUE EM PARIS 3,7 milhões nas ruas de Fraça. “Que o espírito desde 11 de Janeiro permaneça”

FRANÇA
ATAQUE EM PARIS 3,7 milhões nas ruas de Fraça. “Que o espírito desde 11 de Janeiro permaneça”
10/1/2015, 13:25
As manifestações contra o terrorismo levaram 3,7 milhões de pessoas à rua em França. Merkel, Cameron, Netanyahu, Passos Coelho, entre outros, também estiveram presentes. Acompanhe ao minuto.
 








MANUEL VALLS / MARINE LE PEN
Ainda com o estado de alerta terrorista no nível máximo em Paris, cerca de 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se por toda a França em solidariedade para com as vítimas dos ataques terroristas desta semana. Só na capital juntaram-se1,5 milhões de pessoas, entre as quais dezenas de líderes mundiais, o que exigiu um reforço da segurança por parte das autoridades. Estiveram cerca de 2.200 agentes da polícia nas ruas parisienses, bem como 1.350 militares do exército. A polícia colocou snipers nos telhados e brigadas de desativação de explosivos em alerta, para que a ameaça de novos atentados terroristas na capital francesa não passem disso mesmo.
A manifestação arrancou às 15h, com as primeiras filas ocupadas pelos líderes políticos como a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, o líder israelita Benjamin Netanyahu, Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês, e os reis Abdullah e Rania da Jordânia. A representar Portugal estavam o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República.
Depois do desfile dos políticos, vários deslocaram-se ainda à Grande Sinagoga de Paris, onde Hollande sentou-se ao lado de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, que agradeceu a solidariedade dos franceses.

Segundo a France Press, cerca de 3,3 milhões de pessoas manifestaram-se em todo o país. O Le Figaro fez uma infografia interativa no seu liveblog. Ao fim do dia, o próprio Governo divulgou os seus números: uns impressionantes 3,7 milhões de pessoas.

Comentários

Mensagens populares