AUSTRÁLIA incêndios fora de controlo devastam 11 mil hectares de terreno

04/01 11:12 CET

Os piores incêndios a assolarem a região da Austrália do sul nos últimos 30 anos já destruíram 11 mil hectares de terreno, obrigando a deslocar milhares de habitantes desde sexta-feira.
As autoridades falam de uma situação extremamente perigosa, quando duas pessoas estão desaparecidas e o número de feridos atinge já as duas dezenas.
Os habitantes da zona, nos arredores da cidade de Adelaide, não escondem a inquietação:
“Quero voltar a minha casa para poder defendê-la das chamas”.
“Isto é um autêntico pesadelo”, afirma outra habitante.
Numa quinta nos arredores de Adelaide, a proprietária afirma:
“Quando os bombeiros chegaram a casa estava em chamas, mas eu disse-lhes, não se procupem com a casa, vamos antes de mais salvar os animais e foi o que fizémos”.
As autoridades reconheceram que os esforços para controlar o incêndio deverão prosseguir nos próximos dias, quando os ventos quentes vão voltar a soprar na região a partir de quarta-feira, dificultando as operações no terreno.
Um habitante local publicou um vídeo que mostra o que considera ser um “cenário apocalíptico”, ao percorrer em viatura as zonas mais afectadas pelas chamas.
O incêndio iniciou-se há dois dias numa cadeia montanhosa a leste de Adelaide e desde então propaga-se em várias frentes, tendo destruído pelo menos 30 casas.Um sítio da internet australiano realizou um vídeo a partir do site Google maps onde mostra a zona devastada pelos incêndios. EURONEWS


Comentários

Mensagens populares