FELICIDADE As colunas da felicidade

FELICIDADE    As colunas da felicidade

Imagino que as pessoas do nosso tempo são demasiado superficiais. Os factos o demonstram. Leva-se a vida demasiado a brincar. Vive-se da dimensão do prazer e do que agrada. Em tempo de trabalho e em tempo de férias. Nos meses de Julho e Agosto tenta-se esquecer o trabalho e esforço de urn ano laboral e desce-se - quantas vezes - para um patamar vivencial que desumaniza e cansa mais do que o repouso suspirado.

Neste mundo vazio e oco em que vivemos, o homem decidiu apoiar a vida em colunas falsas que são constante e fortemente badaladas nos meios de comunicação social como nas conversas das aldeias mais humildes - "o sexo, o dinheiro e o poder". São ídolos procurados, incensados, que enlouquecem os que os possuem julgando-se os grandes homens, possuidores da felicidade.

O sexo, a sexualidade, é dom de Deus, confiança de Deus que põe a força da vida na mão do homem e da mulher. Mas o sexo que domina nosso pobre mundo é o sexo sem amor. É o sexo egoísta-prazer-masoquismo. O sexo "erótico" que aparece para muitos como a grande descoberta dos tempos modernos, porque "destabusado". Fala-se dele em tom obsessivo, nas nossas televisões e revistas, pregando-se a liberdade sexual. Diga-se, de passagem, que isto vai passando de moda, por fastio! Preocupados com gozar a vida, raras vezes são espíritos independentes. É certo que não há homem menos humano que o libertino.

O dinheiro traz como sequelas o prazer, o conforto e o luxo. Faz-se do dinheiro a felicidade, porque ele abre todas as portas. Quando não se tem, sonha-se com ele. É a "febre do dinheiro". A ele se subordinam todos os valores. E o Evangelho do nosso século é: "negócios são negócios". A finalidade da vida parece ser "ganhar muito dinheiro e comprar a vida eterna".

O poder. O grande sonho de muitos é "mandar, mandar" ainda que seja nas cabeças de um rebanho", como dizia Cervantes. O poder é estéril, o poder corrompe. Mas aposta-se nesse poder, até no poder absoluto. As honras encantam. O poderoso nunca poderá compreender, nunca poderá amar. O poder carrega na sua natureza a cegueira do que o possui.

Os pobres humanos passam a vida inteira a lutar como cães para conseguirem "estes três ossos", refere Martin Descalzo num dos seus maravilhosos livros. E chama-se a isto "viver a vida".

Dou graças a Deus por ser católico, por ter outra visão da vida e da felicidade, e tentar transformar este mundo selvagem e egoísta, num mundo verdadeiramente humano e feliz.
Tenho a alegria de saber que tenho uma alma, que há outros valores que fazem a gente feliz sobre a terra, construindo a vida sobre colunas diferentes: o amor, o trabalho, o serviço, a confiança, a solidariedade, a justiça, a simplicidade, a fé, o respeito, a dignidade humana, a caridade, a esperança, a alegria, a paz! De certo que, com estas colunas, este mundo seria diferente. Seria habitável. Destruir-se-ia a solidão que nos angustia. E entraríamos no mercado comum da felicidade.
Como seria belo! Como seria bom!


O missionário, homem de Deus, e o grande irmão ao serviço da humanidade, e em especial dos mais pobres e excluídos, decidiu a vida pelo caminho de Jesus Cristo - caminho, verdade e vida - que é o único caminho da felicidade, do amor e da paz.

Comentários

Mensagens populares