NIGÉRIA Boko Haram ameaça cristãos e muçulmanos” - diz Dom Onaiyekan

NIGÉRIA
Boko Haram ameaça cristãos e muçulmanos” - diz Dom Onaiyekan
Abuja (Agência Fides“O ataque à mesquita de Okene demonstra a verdadeira natureza de Boko Haram” – diz à Agência Fides Dom John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja, comentando o ataque realizado contra a Mesquita central de Okene, no estado de Kogi, 24 horas depois do tiroteio na Deeper Life Bible Church at Otite, no mesmo estado, quando pelo menos 20 pessoas foram mortas. No ataque à mesquita, 4 pessoas morreram, incluindo dois militares de plantão. “Boko Haram representa uma ameaça a todos, não só para nós, cristãos” – afirma Dom Onaiyekan. “Não é a primeira vez que uma mesquita é atacada, mas os episódios precedentes não obtiveram tanto ressalto como os ataques a igrejas cristãs, talvez porque grupos islâmicos atacarem mesquitas não é notícia” – prossegue o Arcebispo.
“Devemos colocar na cabeça que estamos diante de um grupo de criminosos que todos nós, nigerianos, cristãos e muçulmanos, devemos enfrentar juntos” – destaca Dom Onaiyekan. O Arcebispo nota também que "Okene é uma comunidade de maioria islâmica na qual vive uma forte minoria cristã, e é um dos exemplos onde cristãos e muçulmanos vivem juntos, a partir de suas próprias famílias. Portanto, não é possível dividir esta comunidade entre cristãos e muçulmanos”. “O ataque a Okene abre uma fase nova, porque haverá uma resposta da população local. Sei com certeza que os expoentes muçulmanos e cristãos discutem como enfrentar a ameaça comum” – revela Dom Onaiyekan. Dom Onaiyekan se demonstra prudente ao descrever o fenômeno de Boko Haram como uma perseguição voltada exclusivamente contra cristãos: “Não temos dados precisos, mas pode-se afirmar que as vítimas muçulmanas de Boko Haram são mais numerosas do que as cristãs” – diz o Arcebispo. “Isto porque Boko Haram semeia violência, principalmente no nordeste, onde a população é em maioria muçulmana: atacam mercados, escritórios estatais, postos de polícia e do exército. Na semana passada, tentaram matar um dos mais importantes chefes tradicionais do nordeste enquanto saia de uma mesquita”.
"É verdade, porém, que os terroristas de Boko Haram atacaram as igrejas e dizem que querem expulsar os cristãos. Mas isso não significa que essas pessoas não representam a comunidade islâmica nigeriana. É o que nós estamos tentando fazer entender no exterior. Há grupos cristãos que apoiam a tese da perseguição aos cristãos. Eles têm as suas razões, mas eu digo que devemos afirmar a verdade porque a verdade é que nos salva", conclui Dom Onaiyekan. (L.M.) (Agência Fides 8/8/2012)


Comentários

Mensagens populares