GOA 4 milhões de peregrinos junto das relíquias de São Francisco Xavier

GOA
4 milhões de peregrinos junto das relíquias de São Francisco Xavier
 
Altar de São Francisco Xavier na Basílica
do Bom Jesus, onde celebrei a Eucaristia
com um grupo de Amigos de Verdade
(P. Armando Soares)

Lisboa, 06 jan 2015 (Ecclesia)

Cerca de quatro milhões de pessoas estiveram em Goa, entre finais de 2014 e o último domingo, para venerar as relíquias de São Francisco Xavier, revelou hoje o portal de notícias do Vaticano.




A exposição das relíquias do santo jesuíta, que viveu em Portugal, decorre de 10 em 10 anos, tendo durado 45 dias, desta feita.
Após este período, o féretro voltou para a Basílica do Bom Jesus.
São Francisco Xavier nasceu em Navarra no dia 7 de abril de 1506; aos 16 anos seguiu para Paris, onde foi interno no Colégio Português de Santa Bárbara, frequentando o curso de Filosofia.
Após a ordenação sacerdotal, em Veneza, juntou-se a Inácio de Loiola e outros companheiros de Paris e em 1540 chegou a Lisboa, em cumprimento de um pedido do rei português D. João III, que solicitara ao Papa autorização para enviar um grupo de jesuítas para missionar no Oriente.
No ano seguinte foi enviado para a Índia, credenciado pelo Papa Paulo III que o nomeou seu legado apostólico: passou por Goa, as Molucas, Temate, ilha de Moro, Malaca e o Japão.
Em 1552 manifestou a intenção de partir a evangelizar a China, mas ao chegar à ilha de Sanchoão adoeceu e acabou por morrer, em dezembro.

Comentários

Mensagens populares