PORTUGAL PORTO Bispo anuncia Plano Diocesano de Pastoral para «nova perspetiva eclesial»

PORTUGAL

PORTO    Bispo anuncia Plano Diocesano de Pastoral para «nova perspetiva eclesial»

Agência Ecclesia

 


LFS/Agência ECCLESIA



                             D. António Francisco dos Santos convida diocese à

presentação esta sexta feira 

O bispo do Porto convida a diocese a estar presente na apresentação do Plano Diocesano de Pastoral do Porto que abre a “uma nova perspetiva eclesial”, esta sexta-feira, às 21h30, na Casa Diocesana de Vilar.

“Partimos para este Plano Diocesano de Pastoral conscientes da importância de termos um lema - ‘A alegria do Evangelho é a nossa missão’ - que nos una e nos congregue, um plano que nos anime e mobilize, um programa que nos organize e incentive e um calendário que nos informe das atividades delineadas e dê visibilidade às ações realizadas”, escreveu D. António Francisco dos Santos.

O Plano Diocesano de Pastoral do Porto, previsto para um horizonte de cinco anos (2015-2020), é apresentado pelo prelado como porta para “uma nova perspetiva eclesial”.
Segundo o bispo diocesano, a apresentação antecipada do plano pastoral “é um gesto pedagógico” a anunciar um verdadeiro caminho sinodal que a todos envolva e mobilize para a ação pastoral.
Neste contexto, D. António Francisco dos Santos mobiliza e convida toda a diocese a estar presente esta sexta-feira, às 21h30, na Casa Diocesana de Vilar - “sacerdotes; diáconos; consagrados; leigos; os secretariados; serviços; movimentos apostólicos; instituições” - e expressamente as “Comissões Permanentes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral ou representantes de cada paróquia”.
No próximo Jubileu da Misericórdia, que a Igreja Católica vai viver entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016, D. António Francisco dos Santos pretende que a diocese acolha os “dons de Deus” e traduza-os em obras de misericórdia.
Este domingo, o prelado vai presidir à ordenação de novos presbíteros e diáconos a caminho do Presbiterado, “novos servidores da Igreja como uma bênção concedida à Igreja do Porto”.
Neste contexto, numa mensagem no sítio online da diocese, convidou também, “com muita alegria e renovada gratidão”, os fiéis a participarem na celebração na Sé do Porto, a partir das 16h00, para a ordenação de quatro futuros sacerdotes diocesanos, e dois religiosos, um da Ordem de São Bento (Beneditino) e outro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
Vão ser também ordenados diáconos três alunos do seminário do Porto.
CB

Comentários

Mensagens populares