TUNISIA NOBEL DA PAZ: Quarteto de diálogo nacional da Tunísia vence Nobel da Paz 2015

TUNISIA
NOBEL DA PAZ:  Quarteto de diálogo nacional da Tunísia vence Nobel da Paz 2015
Grupos tiveram acção decisiva para democracia 
na revolução de 2011. Protestos populares derrubaram 
regime de Ben Ali, há 23 anos no poder.
Do G1, em São Paulo

O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganhou nesta sexta-feira (9) o Prémio Nobel da Paz de 2015, "por sua decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011", segundo o comité que entrega o prémio.
 O quarteto foi formado em 2013, quando o processo de redemocratização do país estava correndo risco de colapsar após assassinatos políticos e protestos se espalharem pelo país.
Ele é composto por quatro organizações: a União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT, um sindicato), a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica, patronato), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia(ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).
As organizações dividirão os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) concedidos pelo prémio, que será entregue em 10 de dezembro em Oslo, na Noruega.

Durante o anúncio, o comité do Nobel afirmou que o quarteto “estabeleceu uma alternativa, um processo político pacífico num período no qual o país estava à beira de uma guerra civil” e foi “instrumental ao permitir que a Tunísia, num espaço de alguns anos, estabelecesse um sistema de governo constitucional”.

Comentários

Mensagens populares