SMBN De regresso à cidade de Tomar

SMBN
De regresso à cidade de Tomar
Texto e fotos: P.  AUGUSTO FARIAS
Tomar é um dos lugares emblemáticos na história da Sociedade Missionária da Boa Nova. Aí iniciámos a nossa caminhada ainda antes da nossa existência com os jovens que viriam a serem nela incorporados. Foi em contacto com a mística, arte e cultura de toda a cidade, mas particularmente do Convento de Cristo, que várias gerações de missionários amadureceram a sua vocação e daí partiram ao encontro de outros povos e culturas. Aí se criaram muitos amigos, colaboradores e benfeitores que, mesmo depois da nossa saída, continuaram unidos e a comungar do nosso ideal missionário. Depois de vários anos de ausência e da partida de muitos desses amigos, regressámos este ano de 12 a 18 de Outubro através duma semana de animação missionária orientada pelos Padres Pinho, Farias, Tomás Borges, Irmão Eduardo e da Ir. Conceição das Missionárias da Boa Nova. A equipa sacerdotal da unidade pastoral de Tomar liderada pelo P. Mário Duarte acolheu e acompanhou esta iniciativa, e assim foi possível a nossa presença em nove paróquias  desta unidade pastoral.

Ao longo desta semana houve encontros programados com doentes, crianças, adolescentes e jovens, catequistas, movimentos de apostolado e comunidade cristã a quem fizemos sentir a sua vocação missionária quer na comunidade local quer no seu compromisso com a Igreja Universal através de encontros, partilha, celebrações da eucaristia, tempos de oração e de vigília missionária. Tínhamos como grande objectivo  criar um grupo paroquial de animação missionária a partir do núcleo de auxiliares e cooperadores missionários já aí existente. Infelizmente não houve grande adesão a este projecto mas ficou o caminho aberto para essa iniciativa proposta pelos bispos portugueses na carta pastoral de há cinco anos: “Assim como eu vos fiz fazei vós também”
Na tarde do dia 18, dia Mundial das Missões, realizámos o nosso encontro tradicional com as auxiliares e cooperadores da área de Tomar onde reflectimos, partilhámos e nos enriquecemos mutuamente. Foram evocadas muitos episódios do passado, lembrados muitos amigos e dadas muitas informações sobre os nossos missionários que alguns ainda recordam. Foi um verdadeiro convívio de família Boa Nova.
Foi grande o acolhimento quer por parte da equipa sacerdotal como da comunidade cristã que ainda recorda com gratidão o apoio e formação cristã dada pelos padres da Boa Nova que semanalmente se deslocavam à cidade para as celebrações e acompanhamento dos grupos apostólicos. Deste modo retomámos a nossa presença na cidade de Tomar que manifestou pelos seus gestos e a palavras o desejo de continuarmos presentes, e até reforçarmos a nossa presença particularmente junto das novas gerações que desconhecem o nosso passado.in VM nov 2015

Comentários

Mensagens populares