SOMÁLIA Carros-bomba num hotel matam dezenas

SOMÁLIA
Carros-bomba num hotel matam dezenas
Sun 01 de novembro de 2015 5: 6:00
Homens somalis transportar um ferido para uma ambulância fora do Hotel Sahafi, em Mogadíscio, Somália domingo, 1 de novembro de 2015. © AP

Doze pessoas foram mortas e dezenas de outras ficaram feridas em duas explosões poderosas carro-bomba que destruiu a cidade em apuros capital da Somália, Mogadíscio.
Maior Ahmed Nur, um agente da polícia, disse que um homem-bomba bateu seu veículo cheio de explosivos na porta do Sahafi Hotel, que é popular entre os funcionários do governo e empresários e situado perto da principal rotunda K4 no centro de Mogadíscio, na manhã de domingo.
A força da explosão danificou partes do edifício, e enviou uma nuvem de fumaça preta acima do capital. Um número de carros estacionados na área foram destruídas, e várias motos destruídas.
Pouco depois, uma segunda explosão abalou o edifício do hotel, e as forças de segurança da Somália envolvidos em uma intensa troca de tiros com os assaltantes, que fizeram o seu caminho para dentro do prédio.

Um policial da Somália caminha pelo cenário de destruição fora do Hotel Sahafi, em Mogadíscio, Somália, domingo, 1 de novembro de 2015. © AP

"Fighters com metralhadoras estão disparando em nós a partir do último piso do hotel," disse o major Osman Ali, um policial de Mogadíscio.
Militantes da Al-Shabab assumiu a responsabilidade pelo ataque com o porta-voz militar operações do grupo, Sheikh Abdiasis Abu Musab, dizendo que a "operação continua."
Os desenvolvimentos veio apenas um dia depois de al-Shabab atacaram duas bases militares nas aldeias de Moora-Gaabey e Garasweyne, que se encontram perto da cidade do sudoeste de Hudur.
Os moradores locais relataram explosões seguidas de tiroteio que durou três horas. Oficial Regional Adan Abdi disse que mais de 50 militantes foram mortos nos combates.
O porta-voz Shabab, Abdiaziz Abu Mus'ab, afirmou que 25 soldados, incluindo 15 soldados de paz da Etiópia, foram mortos nos confrontos.
Homens somalis ver como fogo queima em meio à destruição fora do Hotel Sahafi, em Mogadíscio, Somália domingo, 1 de novembro de 2015. © AP
Em 28 de outubro, o presidente somali Hassan Sheikh Mohamud chamado al-Qaeda filiadas militantes da Al-Shabab para depor as armas e escolher o "caminho para a paz", advertindo o grupo contra prometendo lealdade aos terroristas Daesh takfiri.
Mohamoud disse que a mais recente disputa al-Shabab sobre a possibilidade de mudar de lealdade era "sintomático de um grupo que perdeu o seu caminho."

Shabab, que prometeu lealdade à Al-Qaeda em 2012, tem estado por trás da violência e do caos na Somália desde 2006, tendo como alvo figuras-chave do governo e de segurança no país.

Comentários

Mensagens populares