AFEGANISTÃO EUA lançam "mãe de todas as bombas" contra Estado Islâmico

Casa Branca diz que leva "a luta contra o Estado Islâmico muito a sério". GBU-43/B foi lançada pela primeira vez na história
13.04.2017

Os Estados Unidos lançaram, esta quinta-feira, aquela que é considerada "a mãe de todas as bombas" - GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast Bomb (MOAB) - contra bases do auto-proclamado Estado Islâmico, no Afeganistão. Segundo a CNN, a bomba de 11 toneladas foi lançada às 07h00 do Iraque por um avião C-130 das Forças Especiais da Força Aérea no distrito de Achin, província de Nangarhar, uma zona muito perto da fronteira com o Paquistão.

A bomba, lançada pela primeira vez na história norte-americana, tinha como objectivo atingir as cavernas usadas pelos jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico na referida província. Segundo o porta-voz da Casa Branca Sean Spice a decisão prova que os EUA "levam a luta contra o Estado Islâmico muito a sério" e consideram fundamental destruir o "espaço operacional" da organização. 

A Casa Branca não esclareceu ainda se o presidente norte-americano, Donald Trump, autorizou a missão. Segundo o The Independent, o Pentágono confirmou que a missão estava a ser preparada há meses, mas sem confirmar se ainda durante a administração Obama. A ordem para a missão teve o aval do chefe do comando central dos EUA, general Joseph Votel: Trump pode ter dado autorização, mas não é obrigatório que o faça.

A GBU-43 foi desenvolvida durante a guerra do Iraque, iniciada em 2003, e testada na Florida (na imagem acima) - é a mais poderosa que existe sem uso de combustível nuclear.

Comentários

Mensagens populares