ONU diálogo e solidariedade

ONU
diálogo e solidariedade

Numa mensagem enviada aos participantes na conferência da Onu sobre a proibição das armas nucleares que leve à sua total eliminação, são palavras do Papa Francisco: a supressão dos arsenais nucleares no mundo não é só «um desafio» mas «um imperativo moral e humanitário».
«O destino partilhado da humanidade exige que se fortaleça, o diálogo e que se construam e se consolidem mecanismos de confiança e de cooperação, capazes de criar as condições para um mundo sem armas nucleares», escreveu.
«O terrorismo, os conflitos assimétricos, a segurança informática, as problemáticas ambientais, a pobreza» «assumem ainda mais consistência quando consideramos as catastróficas consequências humanitárias e ambientais que derivam de qualquer utilização das armas nucleares com efeitos devastadores indiscriminados e incontroláveis. E os recursos em armas nucleares com finalidades militares poderiam «ser utilizados em prioridades, como a promoção da paz e do desenvolvimento humano integral, assim como na luta contra a pobreza».
É necessário construir a paz «com base na justiça, no desenvolvimento humano integral, no respeito dos direitos humanos fundamentais, no cuidado da criação, na participação de todos na vida pública, na confiança entre os povos, na promoção de instituições pacíficas, no acesso à educação e à saúde, no diálogo e na solidariedade»    in VM abril 2017

Comentários

Mensagens populares