NEPAL/dalits Casta-away: Dalits buscam escapar através da conversão no Nepal
NEPAL/dalits
Casta-away: Dalits buscam escapar através da conversão no Nepal
Sistema hierárquico social
opressivo vê 'intocáveis' compõem grande parte dos novos cristãos
Nepal Datits. UCAnews
A
comunidade cristã no Nepal não foi poupada da ira da desigualdade baseada na
casta da sociedade, embora os dalits de baixo escalão estejam cada vez mais se
voltando para o cristianismo como um meio de escapar de seu destino.
As
conversões religiosas são ilegais no Nepal, mas os números sugerem que muitos
consideram um risco que vale a pena, já que os “intocáveis” estão entre os mais
oprimidos por esse complexo sistema social, que não deixa nenhuma esfera
intocada.
Testemunho
de como as legiões de dalits estão preparadas para apostar na quebra da lei em
busca de uma vida mais digna, o Nepal agora abriga uma das populações cristãs que
mais crescem no mundo.
A
Federação dos Cristãos Nacionais do Nepal (FNCN) estima que existam 12.000
igrejas no país e acredita-se que milhões de nepaleses se tenham voltado para o
cristianismo, apesar do censo de 2011 afirmar que os cristãos representam
apenas 1,4% da população, ou centenas de milhares de pessoas.
Do
total de recém-convertidos, 65% são dalits, segundo a FNCN.
As
igrejas começaram a surgir na esteira da democracia multipartidária, iniciada
em 1990.
Isso
aconteceu quase quatro décadas depois que missionários estrangeiros tiveram
permissão de trabalhar no país, com a condição de se absterem de fazer
proselitismo.
Stiging
Stinging
Existem
entre 3,6 milhões e 5 milhões de dalits no Nepal, o que significa 1/5 da
população total.
Há
três subgrupos dalits: os que vivem nas regiões montanhosas, os habitantes das
montanhas e os Madeshi Dalits do Terai, uma região de planície no sul que se
estende ao norte da Índia.
A
discrepância nos números deve-se em parte a muitos terem mudado legalmente o
sobrenome para parecer que pertencem a uma casta mais privilegiada, como uma última
tentativa de aliviar a discriminação que
tantas vezes enfrentam .
Eles
sofrem por causa de sua raça, etnia, gênero e idioma, levando a uma falta de
desenvolvimento em suas comunidades.
Ativistas
dizem que metade dos dalits do Nepal vivem abaixo da linha da
pobreza. Muitos têm que cobrir grandes distâncias para aceder aos serviços
básicos de saúde, enquanto mais de 60% se casam antes dos 15 anos.
Os
que vivem no Terai são ainda piores: um terço dos Madeshi Dalits sabe ler e
escrever, enquanto apenas 5% têm acesso a instalações sanitárias regulares.
Aos
dalits é negado rotineiramente o acesso a serviços e serviços públicos e
privados, como templos e funções religiosas e culturais. Frequentemente
enfrentam abusos físicos e verbais, ameaças, boicotes sociais, barreiras ao
casamento intercalado e segregação ocupacional.
Plano
de fuga
Como
tal, muitos vêem a conversão ao cristianismo como uma porta de entrada para uma
vida melhor, ou um martelo com o qual esmagar o sistema de castas imposto pelos
hindus, para que possam desfrutar de pelo menos alguma aparência de igualdade.
Isso
pode ser verdade - até certo ponto. No entanto, também levanta a questão:
como é acolhedora a Igreja nesses casos?
Eu
nasci como um Kshatriya - a classe guerreira tradicional, uma abaixo dos Brahmins (sacerdotes) - para uma família influente que observou o sistema de
castas.
Lembro-me
de observar como, na casa de chá da minha tia, alguns clientes foram informados
de que tinham que lavar as mãos antes de entrar, enquanto outros não. Eles
também tiveram que lavar seus copos e pratos depois de usá-los. O estado
de suas mãos era irrelevante. O que fez a diferença foi a casta deles.
Para
pessoas de castas inferiores, como ferreiros, operários de couro e alfaiates,
as xícaras de que eles bebiam precisavam ser santificadas depois com água
benta.
Para
a mente do meu filho, essa segregação não fazia muito sentido, mas eu
simplesmente a aceitei como uma parte normal da vida. Quando cresci,
percebi que essa prática não era exclusiva da minha aldeia, mas universalmente
praticada em todo o Nepal.
Dito
isto, eu nunca fui totalmente consciente do que significava ser discriminado
até que eu “descobrisse” a Igreja enquanto ainda adolescente. Só então me
ocorreu que eu pertencia a uma certa casta e que pessoas de outras castas
podiam me desprezar com base nisso.
Na
época, minha fé ainda estava nascendo. Eu chamaria isso de
"epifania", o primeiro ataque contra o cristianismo aos meus olhos
mais jovens.
Mais
tarde, vi como a casta também era uma grande preocupação quando se tratava de
se casar, mesmo entre famílias cristãs.
O
problema era que os evangelistas tinham encontrado o caminho para as aldeias
étnicas remotas, mas as igrejas que começaram a surgir ali foram muitas vezes
formadas por linhas baseadas em castas ou etnias.
Por
exemplo, haveria igrejas diferentes para as comunidades de Chepang, Tamang e
Dalit.
Dito
isto, os cristãos convertidos no Nepal não são todos pobres e socialmente
oprimidos.
Além
das comunidades marginalizadas, também houve um influxo de castas mais
altas. Os membros desse grupo geralmente exercem papéis influentes de
liderança dentro da Igreja, criando um senso de neofeudalismo.
Como
as igrejas do Nepal dependem de conversões religiosas para aumentar seus
números, um pastor de castas superiores me disse uma vez que os pastores dalits
não eram tão bem-vindos quanto os recém-chegados tendiam a rejeitá-los.
Igrejas
na vizinha Índia tentaram recentemente estimular o diálogo sobre a situação que
os Dalits ainda enfrentam, com a intenção de apelar ao Vaticano para um
dicastério separado para eles.
Particularmente
gostei de como o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, primeiro prefeito do
Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, disse que
respeitar os direitos e a dignidade de cada etnia ou raça deveria ser
codificado na missão de desenvolvimento humano da Igreja.
Isso
certamente seria um passo positivo em frente.
Cristo
e casta
É
possível servir a Cristo e respeitar o sistema de castas ao mesmo tempo?
Às
vezes, domesticamos o cristianismo para servir à nossa própria fraqueza, mas
quando interpretamos a Bíblia em nosso próprio contexto e zona de conforto,
corremos o risco de ser desviados das importantes mensagens contidas no livro
sagrado.
Em
Marcos 16:15, o Cristo ressuscitado nos ordena: “Saia para o mundo
inteiro; proclame o evangelho a toda a criação ”.
A
quem isso se refere? Os dalits não são também parte da criação? Claro
que eles são. Todo mundo é. Toda criatura viva! Cristo nos
convidou a todos para ser um com Ele.
Ao
converter-se ao cristianismo, algumas de nossas crenças podem mudar, mas a
cultura (negativa) de discriminação baseada em castas permanece a mesma.
Esperamos
promover a assimilação digna de pessoas de todas as origens étnicas no corpo
único de Cristo. A discriminação baseada em castas dentro da Igreja deve
terminar.
Além
disso, uma vez que a Igreja proíbe a injustiça social em nome da casta, os
cristãos devem se sentir compelidos a tomar medidas para ajudar a sociedade
secular do Nepal, que ainda está sofrendo profundamente.
Isso
é importante porque a Bíblia nos instrui. O status quo do fanatismo social no
Nepal não é apenas uma vergonha - é um pecado.
Prakash Khadka é um
ativista da paz e dos direitos humanos, bem como representante do Pax Romana no
Nepal, o movimento católico internacional
para assuntos intelectuais
e culturais.
Comentários
Enviar um comentário