RÁDIO/diamundial COMUNICAÇÃO: Rádio - o meio de comunicação com maior audiência
RÁDIO/diamundial
COMUNICAÇÃO: Rádio - o meio de
comunicação com maior audiência
A 8ª edição do Dia Mundial da Rádio marca um tempo em que as pessoas de todo o mundo celebram as rádios e como elas moldam nossas vidas |
Unesco
13 fevereiro 2019
Marcando
o 13 de fevereiro, a ONU News aborda a força e a resistência do veículo que
chega a mais de 70% da população global.
Dos
aparelhos que funcionam a pilha na mesa da cozinha, às rádios web. Desde
a primeira transmissão no início do século 20 até aos dias de hoje, da era da
internet, o meio de comunicação com maior audiência em todo o mundo tem-se
reinventado
Adaptação
O
Dia Mundial da Rádio foi proclamado pela Organização das Nações para a Educação, Ciência e
Cultura, Unesco, em 2011.
A
data homenageia o veículo que segundo a Unesco “informa, transforma e une” as
sociedades. Dados da agência indicam que a rádio chega a mais de 70% da
população mundial.
A
rádio é o veículo que melhor se soube adaptar aos tempos modernos.
As
emissoras de rádio, quando a internet começou a ter a sua presença mais forte,
acharam que a internet poderia ser uma adversária do rádio, mas acho que com o
tempo, essas rádios difusoras, os empresários, e até quem é amante do rádio, é
apaixonado pelo rádio, se deu conta de que a internet é uma aliada.
Transição
A
Unesco aponta que a face da rádio está em mutação. A transição do analógico
para o digital é também, na opinião do jornalista e subdiretor da rádio
portuguesa, TSF, Anselmo Crespo, uma oportunidade que traz novos
desafios.
“O
primeiro grande desafio da TSF é nunca baixar a guarda e conseguir ter o foco
muito claro no jornalismo de rigor e no jornalismo de isenção. O segundo grande
objetivo acho que tem de ser ter a capacidade de se reinventar, não só do ponto
de vista da forma, como nós levamos a informação até
Futuro
No
caso do Brasil, Paulo Gilvane acredita que a digitalização ainda deve demorar a
chegar. O futuro envolverá mudanças na forma como se consome rádio.
"Sempre
tem os profetas do apocalipse que acham que quando surge uma nova tecnologia a
anterior vai acabar. E em algumas situações isso até ocorre. Mas no caso do
rádio, eu acho que a sobrevivência do rádio vai passar pelo conteúdo
jornalístico, ou entretenimento."
Novas
Tendências
Em
Portugal, segundo a empresa de audiências Marktest, ainda é no carro que as
pessoas usam mais a rádio. No entanto, mais de 1,3 milhões de pessoas já ouvem
no telefone móvel. Uma tendência que exige adaptação, explica Anselmo Crespo.
“A
TSF tem através das plataformas digitais, dos podcasts, das redes sociais, do
seu site tentado chegar a mais público. A TSF hoje em dia não se preocupa
apenas em ter áudio, preocupa-se também em ter bons textos para ler e em ter
vídeo. E isso é exatamente a mudança de paradigma que a digitalização nos veio
trazer. As pessoas têm tanta escolha que as marcas não se podem dar ao luxo de
ficarem acantonadas numa das formas de dar a informação.”
Independentemente
dos avanços tecnológicos, a função social da rádio continua tão presente hoje,
como no passado. De alcance inigualável, graças ao seu baixo custo chega a
comunidades remotas, vulneráveis e muitas vezes excluídas do acesso a outros
meios.
Em
Moçambique,75% da população é informada pela rádio. Um veículo fundamental para
promoção da paz e desenvolvimento:
“As
rádios comunitárias do Instituto de Comunicação Social têm estado a garantir
que as comunidades têm aceso a informação. Veiculam várias mensagens, desde
mensagens para desenvolvimento, mensagens que digam respeito à vida do país. É
através das rádios que as zonas rurais têm acesso â informação.”
Paulo
Gilvane também destaca a abrangência e a rapidez da rádio. Por isso, defende
que o papel social da rádio continuará tão forte como sempre.
“No
Brasil, 98% das residências têm rádio. No norte, isso é um pouco menor, mas
chega perto dos 90%. O papel social do rádio é fundamental no Brasil, tanto é
que hoje para se chegar, principalmente nas pessoas de baixa renda, por
exemplo, vamos pensar numa situação de governo, campanhas de vacinação. Nós
tivemos aqui recentemente esta tragédia de Brumadinho, pertinho de Belo
Horizonte, que é a capital de Minas Gerais, que o rádio cumpre ali um papel
fundamental de poder noticiar o que está acontecendo.”
Uma
função que a Unesco destaca na edição deste ano do Dia Mundial da Rádio, com o
tema “Diálogo, Tolerância e Paz.” O objetivo é incentivar os agentes da
radiodifusão a promover o diálogo e o debate democrático sobre temas como a
migração ou a violência de género.” UNnews
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