VENEZUELA/compovoquesofre Papa diz que está com «todo o povo que sofre»


VENEZUELA/compovoquesofre
Papa diz que está com «todo o povo que sofre»
Jan 28, 2019 - 13:50
Francisco alerta para perigo de «derramamento de sangue»
 O Papa disse hoje – 28 jneiro 19 - que sofre com a crise que atinge a Venezuela, pedindo que se evite a todo o custo o “derramamento de sangue”.
“Eu apoio neste momento todo o povo venezuelano, porque é um povo que está a sofrer, de um lado e do outro, mas é todo o povo que sofre”, assinalou, na viagem entre o Panamá e Roma, em conferência de imprensa.
Francisco recusou apoiar qualquer das partes na atual crise política, considerando que apoiar Maduro ou Guaidó seria “uma imprudência pastoral” e “causaria dano”.
“Sofro com o que se está a passar na Venezuela, neste momento. Desejo que se ponham de acordo – não sei, talvez dizer ‘de acordo’ não esteja bem -, que encontrem uma solução justa e pacífica. O que me assusta é o derramamento de sangue.
“Fico aterrorizado com o problema da violência”, confessou o Papa.
O Papa considerou que a sua posição é a de ser “pastor de todos”.
“E se necessitam de ajuda, que a peçam de comum acordo”, acrescentou.
Este domingo, no Panamá, o pontífice pediu uma solução “justa e pacífica” para a crise política na Venezuela, falando no final de uma visita à casa ‘O Bom Samaritano’.
“Pensei e repenseis as palavras e com elas manifestei a minha proximidade, o que sinto”, explicou, no voo de regresso ao Vaticano.
A Conferência Episcopal Venezuelana já manifestou o seu apoio a uma “mudança de rumo”, que passa por um “período de transição até à eleição de novas autoridades nacionais”..
No dia 23, o líder do Parlamento, o opositor Juan Guaidó, autoproclamou-se presidente interino do país. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares