ÍNDIA Presos procurados suspeitos de terrorrismo

Os suspeitos de terrorismo mais procurados
Suspeito ligados a ataques que mataram mais de 180
A cena de um atentado a bomba na cidade indiana 
de Pune em 2010
Swati Deb, New Delhi
As autoridades de segurança indianas, disseram na sexta-feira que prenderam um dos mais procurados suspeitos de terrorismo do país, como cérebro por trás de uma série de atentados que custaram mais de 200 vidas.
Yasin Bhatkal foi preso ao cruzar a fronteira Nepal-indiana na quarta-feira  numa operação conjunta entre as agências de inteligência e da polícia de Biha.
Ele era para ser trazido para a capital de Delhi, mais tarde, sexta-feira.
Bhatkal, 30, uma suposta co-fundadora do grupo terrorista Mujahideen Indiano, é procurado em conexão com uma série de ataques com bombas mortais em toda a Índia, que matou dezenas em Pune, Delhi, Ahmedabad e Hyderabad. 
As autoridades indianas dizem que a captura de Bhatkal é um grande golpe para as agências de inteligência do país e uma das maiores apreensões dos últimos anos.
Sua prisão segue de perto as pegadas de outro preso prêmio no início deste mês, quando Abdul Karim Tunda, um suposto fabricante de bombas para o Lashkar-e-Taiba, outro grupo terrorista muçulmano. 
"A prisão de Bhatkal e Abdul Karim confirma que o governo federal está trabalhando com sinceridade para combater a ameaça do terror.”
Bhatkal, cujo nome verdadeiro é Mohammad Ahmed Zarar Siddibappa, vem do sul do estado de Karnataka e estava na lista dos 12 mais procurados da Índia suspeitos de terrorismo. Ele tem o nome 'Bhatkal' após a pequena cidade de Karnataka, onde ele nasceu. Citando fontes da polícia de Mumbai disseram Bhatkal também é acusado de ter desempenhado um papel activo numa série de explosões em 2006 em trens em Mumbai que mataram 187 pessoas e feriram mais de 700. 
O ex-secretário federal, RK Singh, disse que Bhatkal era uma chave motivadora, um bombardeiro e organizador.

"Sua prisão é um grande sucesso para os serviços de segurança", disse ele.UCANEWS 30 de Agosto de 2013. 

Comentários

Mensagens populares