MOÇAMBIQUE Criminalidade violenta no Maputo e na Matola




A cidade e província de Maputo, a sul de Moçambique, vivem desde meados de Julho findo, momentos de terror, dor e luto, devido a uma onda de criminalidade violenta que se regista nestas parcelas do País.
Os crimes que ocorrem na calada da noite, se traduzem em roubos a residências, onde os malfeitores agridem as suas vítimas, violam-nas, e como se isso não bastasse, pegam num ferro de engomar eléctrico e passam sobre as suas vítimas, tudo a sangue frio. Este modus operandi criminal, deixa preocupados os agentes da Lei e da Ordem de Moçambique, pois a calma e tranquilidade públicas foram postas em causa. Porém, devido a uma suposta inoperância da polícia moçambicana, os moradores se organizaram em patrulhamentos comunitários, onde durante a noite dispensam o sono para munidos de armas brancas fazerem por si a vigilância.

Polícia alerta contra oportunistas
No entanto, no meio desses patrulhamentos comunitários, há supostos oportunistas, que fazem dessas operações populares, um momento para agredirem pessoas inocentes, nalgumas vezes queimando-as com recurso a pneus. Esta situação preocupa também a Polícia, pois as patrulhas podem ser feitas pelas comunidades, sem no entanto, se recorrer a violência. E o ministro do Interior de Moçambique, Alberto Mondlane, já veio a público reagir face à crescente onda de criminalidade violenta nas cidades de Maputo e Matola, província de Maputo.
Por seu turno, o Comandante-Geral da Polícia, Jorge Khalau, na sua primeira aparição pública, desde a eclosão de crimes violentos em série, disse que é preciso que os cidadãos se acautelem durante as patrulhas comunitárias, pois no meio disto, há muitos oportunistas. Entretanto, o comandante provincial da Polícia da República de Moçambique em Maputo, Jeremias Machaieie, alerta para a necessidade de uma vigilância comunitária organizada e em coordenação com as autoridades policiais.


Comandante-geral da PRM apela à calma Face ao clima de terror instalado nos bairros da cidade e província de Maputo, o Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jorge Khalau, apela à calma a todas as comunidades afectadas pelos crimes violentos que se registam nos últimos tempos. Refira-se que alguns indivíduos indiciados de envolvimentos em assaltos a residências e crimes violentos estão nos calabouços aguardando pelos procedimentos judiciais dos crimes de que são acusados. Rádio Vaticana 2013-08-13 

Comentários

Mensagens populares