INDIA Aprovação de lei contra a fome


A Câmara dos Deputados da Índia (Lok Sabha) aprovou a Lei Contra a Fome, apresentada ontem no Parlamento pelo Congresso, o partido no poder. A intenção é fornecer arroz e cereais a preços controlados a cerca de dois terços dos índios, de acordo com estatísticas iguais ou abaixo do limiar da subsistência. Com um custo de pelo menos US $ 20 biliões por ano, cada mês, cada um dos 800 milhões de pessoas pobres ​​iria receber 5 quilos de comida barata: arroz em Rs 3 por quilo (cerca de 3,5 cêntimos de euro), trigo 2 rupias e milho a 1 rupia.
Agora cabe ao Conselho dos Estados (Rajya Sabha) aprovar a lei em 6 de setembro, quando terminar a sessão parlamentar em andamento. Como tinha indicado ontem Sonia Gandhi, presidente do Congresso, a intenção é a de "apagar" a fome endémica da população: 75% da população rural e 50% das pessoas que vivem nas cidades, mas também para dar um sinal forte do que o país é capaz de fornecer para o bem-estar da sua população.
O debate na Câmara, durou nove horas, e foi duro. O que o governo actual é uma medida adequada para apagar "uma vergonha nacional", é para a oposição, até agora a maior ferramenta de publicidade apresentada pelos partidos maioritários na campanha eleitoral para a consulta política nacional no próximo ano.
Sonia Gandhi teve alta no final de ontem à noite do hospital onde foi hospitalizada por uma doença após o seu discurso inflamado em favor do projecto de lei na Câmara. Hospitalizada por algumas horas, o antigo presidente do Partido do Congresso 66 anos foi submetido a uma série de testes antes de ter alta. MISNA 27. agosto 2013 - 13:43 Agosto 27, 2013 - 13:43 ÍNDIA

Comentários

Mensagens populares