PAQUISTÃO Inundações matam mais de 50 pessoas



Fugindo das enchentes, em Karachi
Chuvas torrenciais de monção causaram estragos em todo o Paquistão, matando mais de 50 pessoas e deixando centenas de famílias desabrigadas.

Dados divulgados pelo governo ontem mostraram  que pelo menos 17 pessoas morreram na província de Khyber Pakhtunkhwa, 10 no Baluchistão, 17 em Sindh, e seis pessoas na província de Punjab. Mais 17 pessoas foram mortas noutros locais.

"Chuvas inundaram o rio Indus no distrito de Dera Islmail Khan, alagando cerca de 300 casas e deslocando milhares de pessoas," informaram. "Mais de 100 casas, uma ponte, nove lojas, nove veículos e cinco escolas foram destruídas nas áreas montanhosas do Chitral."

O PDMA mandou 600 barracas, alimentos, medicamentos e cobertores para as áreas afectadas.

Saif seu Rehman, gerente de controle de emergência PDMA no Baluchistão, também confirmou a morte de 10 pessoas em acidentes relacionados com chuva em toda a província.

Uma casa enlameada caiu no distrito de cidade de Lasbela Hub no Baluchistão, matando quatro crianças e uma mulher. Na queda dum telhado no distrito de Khuzdar, três pessoas, incluindo duas mulheres e uma criança, morreram, enquanto outro homem foi morto depois que seu carro foi levado por enchentes em Loralai.

"Enviamos cinco caminhões carregados com tendas, kits de inundação, tendas de mosquito, cobertores e bombas de água nas áreas de Loralai, Jhal Magsi, Sibi e Naseerabad inundação-hit", disse Rehman. "As coisas agora estão sob controle e o nível da água também começou a diminuir em Jhal Magsi."

Chuvas persistentes agrediram Hyderabad, Karachi e outras cidades da província de Sindh no fim de semana, alertando as autoridades para chamar o exército para as operações de resgate e socorro. Os mortos de dois dias em Karachi situou-se em 17, com a maioria das vítimas identificadas como crianças. A maioria das mortes foram o resultado de electrocussão e tectos que desabaram.

Karachi teve 115mm de chuva, de acordo com o departamento meteorológico. Em Sialkot, chuvas pesadas submergiram muitas aldeias e destruíram centenas de hectares de plantações de algodão e arroz.

Ontem, o centro meteorológico do Paquistão emitiu um aviso de inundação para as colinas de Baluchistão e Larkana, Karachi e Hyderabad divisões de Sindh durante as próximas 24 horas.

·         Em 2010, aproximadamente um quinto da área total do Paquistão foi atingido pelas piores inundações na história do país, matando perto de 2.000 pessoas e afectando directamente cerca de 20 milhões de pessoas, principalmente com destruição de propriedades, de subsistência e de infra-estruturas. Em 2012, mais de 600 pessoas perderam suas vidas em devastadoras inundações, de acordo com um relatório emitido pela autoridade nacional de gestão de desastres. ucanews.com repórter, Karachi, 5 de agosto de 2013

Comentários

Mensagens populares