SIRIA Rússia reforça armada no Mediterrâneo e Israel convoca soldados na reserva


A Rússia anunciou hoje que decidiu reforçar a sua armada no Mar Mediterrâneo devido à crise em torno da Síria. Também Israel vai convocar cerca de mil soldados que estavam na reserva.
«A conhecida situação que se formou hoje no Mediterrâneo Oriental exigiu de nós determinadas correções na constituição do grupo da Armada Naval Militar. Nos próximos dias, ela deverá ser completada com um grande navio de combate antissubmarino da Armada do Norte», revelou a agência Interfax, que cita fonte do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.
Segundo esta fonte, «mais tarde, a ele irá juntar-se o cruzador Moscovo, da Armada do Mar Negro, que está agora a terminar exercícios no Atlântico Norte e, dentro em breve, atravessará o Estreito de Gibraltar».
A fonte acrescentou que, no outono, o grupo mediterrânico da Marinha russa será reforçado com o cruzador portador de mísseis Variag, da Armada do Pacífico, que irá substituir o navio de combate a submarinos Vice-almirante Panteleev, que se encontra atualmente no Mediterrâneo Oriental.
Na segunda-feira, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, recusou-se repetidas vezes a responder à pergunta de como a Rússia agiria em caso de uma intervenção armada na Síria, sublinhando que basta olhar para a posição de Moscovo tomada face a casos semelhantes para compreender qual será a reação russa. «Não tencionamos combater com ninguém», disse.
Nos casos do Iraque e da Líbia, o Kremlin limitou-se a protestar contra as intervenções militares dos Estados Unidos e da NATO.
Também hoje o exército de Israel anunciou que vai convocar soldados que se encontram na reserva perante o aumento da tensão na vizinha Síria, segundo órgãos de comunicação israelitas.
Cerca de mil militares da Força Aérea, em particular membros de unidades da defesa aérea, e dos serviços de informação e forças da retaguarda vão ser chamados a apresentar-se nas suas bases.
«Temos luz verde para chamar milhares de reservistas, mas vamos convocar apenas cerca de mil da Força Aérea, dos serviços de informação e das forças da retaguarda», disse um oficial do Exército israelita, acrescentando que foram dadas instruções para que as unidades referidas não autorizassem os seus soldados a sair na manhã de quinta-feira.

Fontes do Governo disseram, em declarações à agência noticiosa Efe, que os reservistas serão chamados a comparecer nas suas bases para a realização de missões específicas e afirmaram que não é uma chamada geral para as tropas.  Publicado em 29.08.2013 às 09:46

Comentários

Mensagens populares