BANGLADESH Partido islâmico considerado ilegal


O Supremo Tribunal de Bangladesh proibiu o principal partido do país islâmico, Jamaat-e-Islami, julgando seu programa contrário à Constituição: uma decisão que levanta temores de uma dura reacção dos militantes pelo lado que tem visto recentemente condenado à morte vários líderes por crimes cometidos durante a guerra da independência.
A decisão era esperada num clima de tensão com medidas especiais de segurança criadas para proteger o tribunal, mas no momento não há nenhuma violência.
Num pedido por escrito, em Janeiro de 2009 o movimento Sufi, a Federação Tariqat, desafiou o Jamaat-e-Islami por ser um partido único com base na religião e não acreditam numa independência e soberania de Bangladesh.
O veredicto chega perto de uma série de condenações emitidas pelo chamado Tribunal Especial internacional por crimes de guerra em Dhaka, na verdade, um instrumento de justiça não é reconhecido fora do país em detrimento da alta administração da Jamaat-e-Islami pelas atrocidades cometidas durante a guerra de independência de 1971. Também recentemente Ahsan Mohammad Mujahid, secretário-geral do partido, foi considerado culpado de crimes graves e condenado à morte.

Este é o sexto membro do Jamaat-e-Islami condenado desde o início do ano, o quinto a pena capital. As frases provocaram a reacção dos militantes, líderes de protestos e confrontos com a polícia que desde janeiro fizeram pelo menos 150 vítimas. EUCANEWS 01 de agosto de 2013 

Comentários

Mensagens populares