FILIPINAS Milhares marcham em Manila contra a corrupção

A maior marcha anti-Aquino desde que ela assumiu o poder

Protesto de segunda-feira fez com que o 
presidente Aquino para renovar sua promessa
 de combater a corrupção (foto de Joe Torres)
Joe Torres, Manila
Dezenas de milhares de pessoas marcharam contra a corrupção no centro de Manila hoje no maior protesto contra o governo do presidente Benigno Aquino desde que ele chegou ao poder, há três anos.
Apelidado de "milhões de pessoas em março," o rali para Luneta Park na zona antiga de Manila foi um protesto contra o famigerado fundo Filipinas "porco barril". 
A estimativa é de 80 mil pessoas na marcha e carregavam cartazes com "abolir a carne de porco barril" e slogans pedindo ao governo para acabar com os fundos de desenvolvimento entregues aos legisladores filipinos acusados ​​de corrupção desenfreada numa série de manifestações realizadas em todo o Filipinas hoje.
Dirigindo-se à multidão em Manila, o cardeal Luis Antonio Tagle chamado "todo o mundo ver, ouvir e amar os pobres."
Activista padre Robert Reyes desafiou os líderes do governo a renunciarem. "Para os nossos [os legisladores], em vez de tentar convencer-nos com todos os tipos de explicações, pergunte-se: você ainda é capaz de purificar-se  a si mesmo?"
Cerca de 200 milhões de pesos (EUA $ 4,5 milhões) é atribuído a cada um dos 24 senadores do país e 70 milhões de pesos inferiores a 294 legisladores da casa, supostamente para projectos de desenvolvimento em suas bases eleitorais.
Mas uma série de escândalos recentes e uma sondagem pela comissão de auditoria do governo revela falta de fundos, incluindo alguns que foram desviados para contas bancárias privadas, com menos de 20 por cento das verbas encontrados para ter sido usado como declarado.
Inday Espina-Varona da change.org grupo de lobby on-line, disse que centenas de milhares de pessoas já assinaram uma petição online pedindo a abolição do fundo.
Aquino, que venceu a eleição presidencial de 2010 numa plataforma anti-corrupção, reiterou uma promessa anterior que iria punir aqueles que tenham roubado dinheiros públicos e convidou o público a acompanhar os gastos.  

"Nós não vamos permitir que qualquer pessoa possa usar práticas corruptas", disse ela num discurso em Manila nesta segunda-feira.  “Nós vamos ter a certeza de que os erros do passado não se repetem, para que possamos ainda verificar que o dinheiro do povo é gasto correctamente. EUCANEWS  26 agosto 2013

Comentários

Mensagens populares