SIRIA: presos, na Turquia, suspeitos do rapto dos bispos sírios



26-7-2013

Síria: Presos, na Turquia, suspeitos do rapto de bispos sírios


Desde há três meses que nada de novo se sabia sobre o rapto de dois bispos, Yohanna Ibrahim, chefe da diocese síria ortodoxa de Alepo, e Bulos Yaziji, chefe da diocese grega ortodoxa da mesma cidade, quando foram sequestrados junto à fronteira turca.

Ontem, uma agência de notícias turca afirmava que teriam sido detidos 3 suspeitos deste rapto, em consequência de uma operação de segurança entre Konya e Ancara.

De qualquer forma, tudo indica que os prelados terão sido mesmo assassinados.

Até agora, as autoridades suspeitavam que um grupo armado de “jihadistas” checheno seria o autor do rapto dos dois bispos e do assassinato do motorista que os conduzia na altura do ataque, mas na notícia da detenção dos suspeitos nada foi esclarecido sobre a sua identidade.

Este episódio, que abalou seriamente a comunidade cristã, veio aumentar o receio de que a escalada da violência não tenha ocaso e que ninguém escapará ileso desta guerra civil.

Ontem também, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos dava conta de que, desde o início do Ramadão, em 10 de Julho, mais de 2.000 pessoas morreram na Síria, sendo que a guerra civil já terá causado, mais de cem mil mortos.

Departamento de Comunicação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt





Comentários

Mensagens populares