ANGOLA Doutrina Social Igreja discutida na Universidade



A faculdade de Teologia e o Centro de Fé e Cultura da Universidade Católica de Angola, UCAN, realizou uma conferência sobre a Doutrina Social da Igreja, neste Sábado, na Universidade.
O tema foi apresentado pelo Reverendo Padre Tony Neves, superior Provincial da Congregação do Espirito Santo, em Portugal, com o título: “ O compromisso da Igreja com a Paz em Angola. Tony Neves aproveitou a ocasião para apresentar a sua obra recente intitulada “ Angola, Justiça e Paz nas intervenções da Igreja Católica de 1986-2002, que constitui a tese do seu doutorado em ciências politicas.
Para o diretor da Faculdade de Teologia, padre Jerónimo Kahinga, o objetivo da conferência foi colocar diante dos estudantes um conjunto de reflexões que a Igreja oferece, para que aquilo que eles estão a receber, não se restrinja apenas a um conhecimento no campo social, mas que seja acompanhado por um crescimento humano e, que as pessoas tenham consciência da razão, porque é que estão empenhadas a fazer determinados estudos. Angola encontra-se numa paz que esta a compor-se e procura terreno para afundar e aprofundar um pouco mais as suas raízes, de tal maneira que o país venha falar de paz como um dado adquirido.
Tony Neves entende que não há paz perfeita é preciso sempre fazer um esforço. Não existem processos de reconciliação perfeita exige sempre luta e desafios. A Doutrina Social da Igreja constitui o específico da missão da Igreja, pelo que o contributo do Padre Tony Neves, “intervenções da Igreja Católica até o ano 2002”, ano em que Angola assinou a paz definitiva é de uma riqueza particular.

Padre Tony Neves é espiritano de nacionalidade portuguesa e trabalhou em Angola de 1989 a 1994.

Published  | By Jornal Apostolado

Comentários

Mensagens populares