ATEISMO São os ateus mais inteligentes do que as pessoas religiosas?

Imagem: Wikimedia Commons
Frank Furedi para The Independent 14 de agosto de 2013

Houve um momento em que os líderes religiosos usaram a maior autoridade de todas - a de Deus - para condenar o ostracismo daqueles que rejeitaram a fé. No século 21, aqueles que desejam denunciar a religião adoptaram a mesma táctica. A mais alta autoridade não é mais Deus, mas a ciência. E, infelizmente, a retórica da ciência tem sido usurpada e se transformou numa arma para condenar moralmente as pessoas religiosas.
Acaba de ser anunciado que a meta-análise de 63 estudos "científicos" concluíram que as pessoas de fé são menos inteligentes do que os ateus. Externamente, o estudo, intitulado "A relação entre inteligência e Religiosidade: A Meta-Análise e Algumas explicações propostas", publicado no Personality e Social Psychology Review , tem todas as características de uma monografia científica rigorosa.
Os ateus que procuram um argumento podem agora dizer "a pesquisa mostra". No entanto, a experiência sugere que a relação entre "a pesquisa mostra" e a verdade é muitas vezes tão desonesto como aquele entre a afirmação "Deus disse: 'e o que realmente ocorreu.
Como todos os que olharam para as tentativas de comparar a inteligência de diferentes grupos sabem tais estudos são repletos de dificuldade metodológica. A própria inteligência é um conceito contestado e está longe de ser evidente que é medido nestes estudos.
Atitudes em relação a valores culturais são mediados através de uma variedade de influências que são relacionais, o contexto específico e cujo significado se perde, tornam-se quantificados e reduzidos a números. Qualquer tentativa de estabelecer uma relação causal entre a crença pessoal e inteligência bruta é provável que seja um exercício de abstracção forçada. 
No máximo o que a maioria dos estudos avaliados nesta análise mostra é que, porque as pessoas inteligentes passam mais tempo na educação e porque escolas de ensino médio e, especialmente, as universidades tendem a ser instituições seculares que irão produzir proporcionalmente mais ateus do que aqueles que desistem. Secularismo e ateísmo faz parte do roteiro cultural de ensino superior a que uma minoria significativa prontamente se conforme.

Crianças inteligentes que não vão para a universidade são mais propensas a manter a sua filiação religiosa, porque são esperadas para estar de acordo com valores diferentes. E os pesquisadores seculares tendem a descobrir o que eles já suspeitam que é uma co-relação entre os seus valores e os altos níveis de inteligência. The Independent 14 de agosto de 2013

Comentários

Mensagens populares