SÃO TOMÉ E PRINCIPE Agua limpa


"A água limpa, temos de ir buscar em latas na cidade", disse à MISNA Irmã Isolina Almeda, uma missionária que vive na ilha de São Tomé. Hoje é um bom dia, porque, para melhorar as coisas, o governo do pequeno arquipélago, assinou um acordo de cooperação com a África do Sul.
"No campo - diz a irmã Isolina, do Instituto das Canossianas - os meninos são forçados a tomar água do rio e ficar doente, porque a água não é limpa ". Um problema que o missionário sabe, já que com as Irmãs dirige uma escola na cidade de Santa Ana. "A única solução - diz ele - que vai buscar água na capital, São Tomé, que fica a 80 km de ónibus."
Numa tentativa de melhorar a situação, o presidente Manuel Pinto da Costa assinou uma série de acordos em Pretória com o homólogo Sul-Africano Jacob Zuma. Uma das principais preocupações é precisamente o "ouro azul", que vai desde o fornecimento de tanques para recolher água da chuva para os programas de formação em gestão de recursos hídricos para financiamento de sistemas de tratamento de água e rede de distribuição.
São Tomé e Príncipe é uma ex-colónia Portuguesa e tornou-se independente em 1975. Localizada no Oceano Atlântico, ao largo da costa do Gabão, tem uma população de cerca de 200. 000 habitantes. No país, um dos mais pobres da África, a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos é de 80 por mil. MISNA 29 de agosto de 2013

Comentários

Mensagens populares