PAPA/protegerTaiwan Arcebispo pede ao papa para proteger Taiwan


PAPA/protegerTaiwan

Arcebispo pede ao papa para proteger Taiwan

John Hung diz que 23 milhões de taiwaneses estão preocupados com o fato de o Vaticano estabelecer relações diplomáticas com a China.
Sete bispos de Taiwan fornecem uma atualização 
ao Papa Francisco sobre o estado de suas dioceses 
em 14 de maio. O arcebispo John Hung Shan-chuan 
é o terceiro da esquerda. (Foto cedida pela Rádio Vaticano)
repórteres da ucanews.com, Hong Kong 
Taiwan  22 de maio de 2018 UCAnews

 Sete bispos de Taiwan fornecem uma atualização ao Papa Francisco sobre o estado de suas dioceses em 14 de maio. O arcebispo John Hung Shan-chuan é o terceiro da esquerda. (Foto cedida pela Rádio Vaticano)
repórteres da ucanews.com, Hong Kong 
Taiwan  22 de maio de 2018 UCAnews


O presidente da Conferência Episcopal Regional da China (CRBC) pediu ao Papa Francisco que proteja Taiwan de ser sacrificada como parte de qualquer acordo sino-vaticano.
O arcebispo John Hung Shan-chuan, de Taipei, também pediu ao pontífice para não deixar Taiwan em nenhuma circunstância.
Ele fez parte de uma delegação da CRBC que forneceu uma atualização ao Vaticano sobre o progresso de suas dioceses desde sua última visita, 10 anos atrás. 
O arcebispo Hung, entrevistado pela Rádio Ásia Livre em 15 de maio após retornar de Roma, disse que mencionou as preocupações de Taiwan com o estabelecimento das relações diplomáticas sino-vaticanas na reunião.
"Toda vez que há rumores de que o Vaticano e a China vão estabelecer laços diplomáticos, Taiwan está muito nervosa e 23 milhões de compatriotas começam a se sentir desconfortáveis", disse ele.
Ele disse que Taiwan era um país desfavorecido e órfão internacionalmente, por isso mereceu mais atenção do papa. 
"Eu disse ao papa que esperava que a Santa Sé não nos visse como parte da China e não nos conectasse. Eles podem estabelecer laços diplomáticos, mas os direitos e interesses de Taiwan não devem ser sacrificados", disse o arcebispo Hung.
"Eu tentei dizer ao papa para não ferir Taiwan, mas para nos proteger."
Ele disse ao papa que os católicos e as pessoas de Taiwan o admiravam muito, mas eles se sentiriam frustrados se soubessem que o papa queria romper relações diplomáticas com Taiwan. "Eu também disse ao papa: 'Por favor, não nos deixe para trás em nenhuma situação.' E ele respondeu: "Certamente não!"
Segundo relatos, Kung Ling-hsin, presidente do departamento de jornalismo da Universidade Taiwan Ming Chuan, criticou a declaração do arcebispo como uma "teoria dos dois estados".
Ele se referiu ao falecido  papa João Papa II uma vez dizendo a Stanislaus Lo Kuang, então arcebispo de Taipei, que Taiwan deveria ser uma ponte ligando as igrejas de Taiwan, Hong Kong e Macau com o continente, especialmente a igreja clandestina da China. . 
"As observações do arcebispo contra o papa significam que a Igreja Católica em Taiwan abandonou sua preocupação pela Igreja do continente?" Kung perguntou.
Em resposta, o arcebispo Hung disse em uma entrevista que ele só queria que o papa entendesse que a realidade era uma China e uma Taiwan. Ele não falou sobre a "teoria dos dois estados" e concentrou-se apenas em convidar o papa a visitar Taiwan. 
Ele acrescentou: "Se Taiwan é uma parte da China, o papa virá sem o consentimento do presidente chinês Xi Jinping?"
Clara, uma católica taiwanesa, elogiou o arcebispo Hung por refletir a realidade política e disse que a Santa Sé poderia repensar se realmente precisava da chamada política "uma só China".
Em novembro, o arcebispo Hung atinge a idade de aposentadoria de 75 anos e é obrigado a renunciar.
Sete bispos de Taiwan se reuniram com o Papa Francisco em 14 de maio. Eles o convidaram para participar do Congresso Eucarístico em Taiwan em março próximo. 
O arcebispo Hung disse que se a visita não acontecer, ele espera que o papa envie uma mensagem de vídeo aos católicos em Taiwan.
Ele também disse à mídia taiwanesa que o papa recebeu pedidos para transmitir ao presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e disse: "Por favor, seja gentil com a Igreja Católica".


Comentários

Mensagens populares