CPLP 5. S. TOMÉ E PRÍNCIPE e a religião


CPLP
5. S. TOMÉ E PRÍNCIPE e a religião
in BN junho 2019 p. 24
S. Tomé e Príncipe
 A religião em S. Tomé deriva do cristianismo, mas também dos diferentes cultos das divindades locais e ancestrais provenientes do continente africano. Temos, pois, em S. Tomé e Príncipe, por um lado, a religião cristã que engloba a igreja católica, adventista, evangelista, maná, universal, Testemunhas de Jeová, missionária do Brasil, assembleia de Deus, Deus é amor, bom Deus, baptista e joré; e por outro a religião Islâmica.
A religião católica predominou no passado e continua a predominar, embora com a presença de outras igrejas, seitas e religiões não cristãs que vão absorvendo alguma população.
A população de S. Tomé e Príncipe ronda os 208.000 habitantes distribuídos numa área total de 1001 km², São Tomé e Príncipe é o segundo Estado menos populoso de África, depois das Seicheles,e também o menor país de língua portuguesa A população de São Tomé e Príncipe dividia-se, aquando dos censos de 2001, de acordo com as suas filiações religiosas da seguinte forma: 77,5% de Cristãos, (na sua maioria católicos - 70,3%), 3,1% seguem outras religiões e 19,4% são não religiosos. Em concreto poderemos dizer que 70% é católica; 3% evangélica; 4% outras igrejas cristãs; 3% religiões não cristãs; e 19% dizem não ser crentes.
 A constituição de São Tomé e Princípio protege todos os grupos religiosos. O governo até certo ponto também respeita a liberdade religiosa sem discriminação religiosa. Próximos grupos religiosos devem se registar com o governo de acordo com a Constituição. O estado então publica os grupos aprovados. Não há casos relatados de perseguições religiosas no país.


Comentários

Mensagens populares