BANGLADESH perseguição de tribos 'piora'




Perseguição de tribos em Bangladesh 'piora'

Nova tendência viu centenas de famílias fugir para a Índia no ano passado

ucanews.com repórter, Dhaka
Ataques a grupos tribais estão piorando   
Bangladesh26 de fevereiro de 2014







Um relatório divulgado pela Fundação Kapaeeng em Daca na terça-feira disse que 11 pessoas tribais foram mortos, 15 mulheres tribais e crianças foram violadas e centenas de casas foram atacados em 2013. O relatório acrescentou que os políticos influentes do dirigente da Liga Awami Partido também estiveram envolvidos na apreensão de cerca de 1.620 hectares de terras de tribos.
Negligência dos grupos minoritários pelo governo central tem alimentado a violência, disse o relatório, intitulado Relatório de Direitos Humanos 2013, sobre Povos Indígenas em Bangladesh.
Antes das eleições de 2008, a Liga Awami prometeu reconhecer tribos indígenas como a Bangladesh, pare de grilagem de terras e resolver disputas de terra, mas renegou as promessas depois que ele ganhou o poder.
"A violência contra as tribos se reuniram com negligência pura de agentes da lei e da administração", disse Rabindranath Soren, um líder tribal baseado no noroeste de Bangladesh. "Em vez de perseguir os criminosos, os casos muitas vezes são falsos movida contra tribos para atormentá-los e incentiva crimes."
De 160 milhões de habitantes de Bangladesh, cerca de três milhões são povos tribais, pertencentes a cerca de 45 grupos étnicos.
Grande parte da violência resulta de disputas de terras entre tribos e colonos bengalis em colinas de Chittagong (CHT) e no noroeste e nordeste de Bangladesh, onde as pessoas tribais estão concentrados.
A região CHT teve um afluxo de colonos Bengali muçulmanos ao longo dos últimos 20 anos, o que levou a disputas de terra, a violência, a resistência armada contra os colonos e as medidas de contra-insurgência por sucessivos governos.
"Os povos tribais são na sua maioria pobres e impotentes. Assim, na maioria dos casos eles são negadas justiça porque seus torturadores são poderosos e podem facilmente influenciar a administração e aplicação da lei ", disse Imran Chowdhury, um defensor legal para as minorias étnicas.

Comentários

Mensagens populares