ESTADOS UNIDOS Um missionário em terras do Tio Sam

ESTADOS UNIDOS
Um missionário em terras do Tio Sam
por HUMBERTO PINHO DA SILVA*
A Rádio Boa Nova FM nasceu no ano de 1998,
precisamente no dia 30 de junho, fruto do sonho e
empenho de um grupo de pessoas comprometidas
com a sociedade perolense, entre essas pessoas,
damos destaque ao Reverendo Senhor Padre Antonio
Martins, da Sociedade Missionária Boa Nova.

Numa das minhas viagens a terras de Santa Cruz, encontrei-me com um missionário, que administrava o programa religioso, numa emissora de rádio.
Após visita aos estúdios, onde se faziam as gravações, cavaqueamos sobre evangelização, e a melhor forma de levar Cristo ao povo.
A conversa descambou, e passamos a falar da sociedade e mentalidades de povos, quiçá, criada pelos mass-media e figuras públicas que vivem em cada país.
Contou-me, então, o sacerdote, a viagem que fizera aos Estados Unidos, a fim de angariar donativos para o programa que mantinha na rádio.
Após contactar pastores e fiéis das paróquias, houve membros que solicitaram a passagem pelas residências, para buscar donativos.
Seleccionou endereços, por ruas e bairros, e iniciou as visitas.
Para seu espanto, verificou, que na maioria das residências, era recebido de modo semelhante:
Viviam em moradias, colocadas em relvados, ou apartamentos, onde o condomínio prestava os serviços essenciais, ao bom funcionamento do lar.
Ao entrar, encontrava, casal e filhos, descalços, estirados no chão, a ver TV.
Antes que dissesse ao que vinha, o chefe da família, sem se erguer, dizia-lhe para ir ao escritório, abrisse determinada gaveta, e retirasse determinada quantia.
Assim fazia, e espantava-se, ao verificar que na gaveta havia centenas de dólares, em dinheiro vivo.
E concluiu assim a narração: No Brasil, ninguém faria o mesmo. Mas os crentes americanos não acreditavam que sacerdote, indicado pelo pároco, fosse desonesto.
Em Portugal, por mais santo que fosse o missionário, não havia crente que confiasse, quanto mais a um desconhecido e estrangeiro.
É bem verdade: cada povo, cada nação, tem mentalidades diferentes.
Nos Estados Unidos, os poucos que sonegam impostos, negam, mesmo perante amigos. Em Portugal, quem consegue sonegar ao fisco, não só o faz, como ainda se gaba de o ter feito.

Talvez seja por isso que uns progridem e outros, por maiores que sejam as riquezas, não passam de nações de futuro. (In A ORDEM) VOZ DA MISSÃO Fev. 2014, p.04

Comentários

Mensagens populares