O melhor de Portugal são os portugueses


O melhor de Portugal são os portugueses
D. Clemente, cardeal Patriaca de Lisboa

D. Manuel Clemente, que a 6 de julho toma posse como patriarca de Lisboa, afirmou esta quarta-feira no Porto que «o melhor de Portugal são os portugueses, e entre os melhores estão os portuenses».
«Levo para Lisboa o Porto, porque Portugal precisa de ser um grande Porto em todos os sentidos», vincou o anterior bispo diocesano e atual administrador apostólico, na homenagem que a Santa Casa da Misericórdia portuense organizou no Palácio da Bolsa, refere o jornal "Público".
Perante centenas de pessoas, entre as quais figuras públicas da cidade e o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, o Prémio Pessoa 2009 disse, com voz embargada: «Vai tudo cá dentro, no coração, porque o coração não tem distância, só profundidade».
O presidente da autarquia, Rui Rio, afirmou que D. Manuel Clemente «foi uma figura do combate à exclusão através da intervenção social».
«Deu grandes provas de perseverança. Não lhe quero chamar despedida. Deu o melhor de si ao Porto e entrou no círculo de homens bons do Porto"», acrescentou.
Luís Braga da Cruz, que dirige a Fundação de Serralves, mostrou satisfação por a cidade passar a ter «em Lisboa alguém que compreende o Porto» e, segundo a "Renascença", enalteceu o «padrão de exigência e dedicação muito elevados» de D. Manuel Clemente.
O reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, destacou a obra e os estudos académicos do «historiador» e «investigador», enquanto que o provedor da Misericórdia, António Tavares, elogiou «o homem construtor de consensos».
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, recentemente eleito para o cargo, está convencido de que o «diálogo» com as instâncias políticas vai continuar em Lisboa.
«O poder político, quer do actual Governo quer do anterior, já vinha aqui falar comigo, de vez quando, não por ser eu, mas por ser intérprete de uma grande instituição, aqui no Norte, como é a Igreja Católica».


Comentários

Mensagens populares