HONG KONG protestos contra o aperto de Pequim sobre os mídia

HONG KONG  protestos contra o aperto de Pequim sobre os mídia
Raiva sobre demissão do jornalista franco

Manifestantes criticam a demissão do radialista 
Lee Wai-ling em Hong Kong 
Bo Fan, Hong Kong  24 de fevereiro de 2014

Milhares de jornalistas e defensores da liberdade de imprensa demonstrado em Hong Kong, no domingo seguinte à demissão de um comentarista de rádio franco, manifestara haver sinais crescentes de supressão dos meios de comunicação.
Cerca de 6.000 pessoas se juntaram em marcha para o Gabinete do Chefe do Executivo. "Eu não vi tão ruim a situação desde que eu entrei nesse campo há 30 anos", disse Sham Yee-lan, presidente da Associação de Jornalistas de Hong Kong. "A tendência de supressão é clara.  Alguém quer controlar os meios de comunicação e punir jornalistas desobedientes ".
Lee Wai-ling, um jornalista na Rádio Comercial, foi demitido no início deste mês.. Lee afirmou que o movimento foi lançado pela administração para garantir a sua licença de radiodifusão.
Lee, que tem sido crítico do governo, disse que tinha recebido um aviso de "um amigo do chefe do Executivo", cujo nome ela não revelou. A mesma estação de rádio demitiu dois comentaristas há uma década, também por rumores acerca da renovação da licença.
 "Os incidentes recentes não foram casos isolados", disse Shiu Ka-chun, um professor que entrou para a manifestação “ Estamos aqui hoje para nos opormos à chegada de uma era de mentira ".
Em janeiro, o fundador de um jornal chinês livre, AM730 , disse que os anunciantes, a maioria dos quais são continentais, foram saindo devido a linha crítica do jornal em Pequim.
A próspera arena da mídia livre, que continuou após a Grã-Bretanha devolveu regra de Hong Kong à China em 1997 tem vindo a erosão.
Na semana passada, uma editora em Hong Kong, que vinha se preparando para publicar um livro pelo escritor chinês Yu Jie em que criticou primeiro-ministro chinês, Xi Jinping, recebeu um telefonema ameaçador advertindo-o contra o projecto. Antes disso o dono da editora de Hong Kong que estava planeando lançar o livro foi preso quando chegou à China.

Observadores dizem que a intimidação das duas editoras reflecte a influência repressiva da China continental sobre o território auto-administrado.

Comentários

Mensagens populares