SUDÃO DO SUL Nas matas para escapar ao conflito” a história duma missão

SUDÃO DO SUL
Nas matas para escapar ao conflito” a história duma missão

21 De Fevereiro De 2014 - 15:12

"Nós estávamos escondidos no mato durante duas semanas, a beber água do rio e a comer o que as pessoas nos trouxeram. Nossa casa foi saqueada e da igreja, será difícil começar de novo "para dizer a MISNA a ousada fuga de Leer, cenário de violentos confrontos entre tropas regulares do exército e rebeldes armados para o irmão de Juba Nicholas, missionário comboniano de nove anos de Sudão do Sul.
"Estamos decididos a ficar, para proteger a missão e a paróquia, mas, em seguida, fomos informados de que os primeiros a entrarem na cidade teriam sido lutadores de Darfur, que apoiam os rebeldes Rieck Machar e seria muito perigoso", diz o missionário, cuja fuga no estado de Unity com outros quatro irmãos e cinco irmãs, e algumas mulheres com crianças pequenas, durou quase três semanas.
"A primeira semana nos mudamos quase todos os dias, tentando fugir de uma patrulha de soldados para tomar posse de nossas máquinas e começaram a atirar sobre nós. O medo era enorme, mas felizmente ninguém ficou ferido. Depois de dois dias em que estávamos cada vez mais longe do caminho batido, para evitar encontrar soldados ou rebeldes, chegámos a um porto seguro, mesmo com a ajuda dos catequistas na paróquia não muito longe de Leer e lá estávamos nós ", diz o irmão Nicholas.
"Bebemos água do rio, tentando reduzi-lo e comeu um pouco de fruta». O principal temor era uma freira que estava lá com a gente e que precisava de sua medicação. Foram dias difíceis ", acrescenta.
Depois de recuperar um telefone de contacto por satélite e Juba, o grupo voltou a Leer escoltado pelas autoridades da área: "Encontrámos a casa e a igreja saqueada de tudo, mas os moradores foi ainda pior: a vila foi completamente queimada e saqueada. As pessoas estão com medo de sair da floresta, mesmo que não tenham nada para comer. A situação é dramática".

Área de origem do ex-vice-presidente Machar, Leer tem sido o epicentro de alguns dos combates mais amargos do conflito em curso no país desde meados de dezembro. "Algumas semanas de confrontos têm sido suficientes para acabar com o progresso feito nos últimos anos. Demos a disposição, se necessário, para abrir a nossa casa para as pessoas que já não têm um teto para dormir debaixo - diz o missionário - mas para retomar as acividades e cursos, apesar de a guerra terminar, vai levar um longo tempo ".

Comentários

Mensagens populares