ESPANHA Novo cardeal espanhol a ser sondado por incitação 'anti-gay'

ESPANHA
Novo cardeal espanhol a ser sondado por incitação 'anti-gay'
D. Sebastian Aguilar, arcebispo emérito de Málaga

Imagem: The Telegraph
AFP, Madrid Espanha 06 de fevereiro de 2014

Promotores espanhóis abriram uma investigação sobre recém-escolhido cardeal espanhol Fernando Sebastian Aguilar depois de um grupo de direitos dos homossexuais o acusarem de discurso de ódio para chamar a homossexualidade um "defeito".
O Ministério Público do sul da província de Málaga, Juan Carlos Lopez, disse que tinha aberto uma investigação preliminar "para esclarecer se as alegações constituem  um crime", de acordo com um documento obtido quarta-feira pela AFP.
Sebastian, que fica próximo ao papa Francisco, é um dos 19 novos cardeais escolhidos pelo pontífice no mês passado para ser oficialmente nomeado em 22 de fevereiro.
Uma semana depois de ter sido escolhido, arcebispo emérito de Pamplona – com 84 anos de idade -  deu uma entrevista a um jornal de Málaga que atraiu a condenação de activistas dos direitos dos homossexuais.
"Muitas pessoas se queixam e não toleram, mas com todo o respeito eu digo que a homossexualidade é uma forma defeituosa de manifestar a sexualidade, porque isso tem uma estrutura e um propósito, que é a procriação", disse ele.
Ele comparou a homossexualidade com sua própria pressão arterial elevada - "um defeito que eu tenho que corrigir, tanto quanto posso" - e disse: "Apontando um defeito para um homossexual não é uma ofensa, é uma ajuda, porque muitos casos de homossexualidade podem ser recuperados e normalizados com um tratamento adequado ".
Após a entrevista ser publicada, grupo Colegas dos direitos de gays e lésbicas apresentou uma queixa contra  Sebastian por violar garantias da constituição de dignidade e não-discriminação e de "incitar claramente ao ódio e discriminação".
"Estamos muito satisfeitos, porque esta é a primeira vez que" tal investigação foi aberta, disse o presidente dos Colegas Paco Ramirez à AFP quarta-feira.
O arcebispado de Málaga condenou o movimento, dizendo que Sebastian não tinha usado a palavra "doença" e acusando seus críticos de "distorcer suas palavras."
Activistas lançaram uma petição ao Papa para retirar a nomeação de Sebastian, para o que o site de hospedagem, change.org, reuniu 20.000 assinaturas, disse. AFP

Comentários

Mensagens populares