JESUS o único Salvador

Jesus é o único Salvador  
Na Sagrada Escritura a Bíblia é o símbolo da alegria, alegria que o povo da Antiga Aliança foi chamado a realizar para o seu Deus, como diz o Profeta Isaías, na 1ª leitura de hoje.
Deus diz do seu povo: «Não me calarei enquanto a justiça não despontar e enquanto a salvação não resplandecer como facho ardente. Os povos hão-de ver a tua justiça e os reis a tua glória. Então terás um nome; serás a preferida de Deus.  Como o jovem desposa a virgem, assim teu Construtor te desposará; e como a esposa é a alegria do marido, tu será alegria do teu Deus».

Unidade na diversidade
Na 2ª. leitura, tirada da 1ª carta de São Paulo aos Coríntios, o Apóstolo diz: há diversos dons espirituais, mas um só Espírito; há diversidade de ministérios, mas um só Espírito;  há diversidade de operações, mas um só Deus que realiza tudo em todos.
E os dons que recebemos são em ordem ao bem comum: o dom da sabedoria, da ciência, o dom da fé, o poder de curar, de fazer milagres, o dom de falar em nome de Deus… mas é sempre o Espírito que faz tudo em cada um distribuindo os dons como lhe agrada.
Olhando para os santos, vemos que cada um tem uma mensagem a dizer-nos: S. Vicente de Paulo – caridade – pobres; S. Paulo – o anúncio do Evangelho aos gentios; SS. Jerónimo e António de Lisboa – o amor à Sagrada Escritura; S. Luis Maria Vianney (santo cura d’Ars) – o exemplo da vida sacerdotal, o amor de Deus na confissão, o ler o coração das pessoas; Santa Teresinha – a oração pelas missões; Lourdes – a Imaculada Conceição; Guadalupe – a estrela da evangelização que apressou a conversão da América Latina; Fátima – penitência e oração (arrependei-vos e acreditai no Evangelho); os pais de Santa Teresinha – virtudes conjugais; Beato Paulo Manna – o amor às missões; Beato João Paulo II – o amigo dos jovens (jovens, sede santos); Bento XVI – a serenidade do rosto, que inspira a presença de Deus; SS. Francisco e João de Brito - a paixão pela Missão.
Cada um de nós tem seus carismas, seus dons, dons que o Espírito nos deu; e que são para por ao serviço da comunidade: oração, caridade, fé, esperança, fidelidade, solidariedade, carinho, doação,…

O Evangelho narra-nos o primeiro milagre que Jesus fez, em Caná da Galileia.
Foram convidados Maria e os discípulos…No decorrer da festa,  faltou o vinho… Maria intervém junto de Jesus: “não têm vinho”. A intervenção teve a resposta de Jesus: “Isso não é connosco”- Mas, Maria diz aos serventes: fazei tudo o que Ele vos disser. Mandou encher de água as seis talhas de pedra, que estavam ali para as abluções dos judeus… encheram as talhas… “e ordenou”: tirai e levai ao chefe de mesa… Ele provou e achou que era um vinho bom, muito melhor do que o tinham estado a beber.
Mostrou sua admiração e surpresa. E assim… através dos sinais, dos milagres Jesus manifesta a glória do Pai e os discípulos acreditaram nEle.
Estamos celebrando o Ano da Fé. É um apelo do Papa a vivermos a nossa fé cristã. Muitos cristãos são-no só de nome, e não de vida.

Nós queremos ser a alegria do nosso Deus. Pela força do Espírito Santo devemos dá-lO a conhecer. A evangelização é a transformação da vida, é viver como Cristo nos ensinou. Ele é o único Salvador.
O caminho normal é a leitura ou audição da Palavra – o que vem despertar o anúncio, seguido da escuta, do testemunho e da vivência da vida cristã. O cristianismo é uma pessoa e não um conjunto de normas e leis ou fórmulas como as  da catequese, da  matemática ou da física que nós decoramos. A religião não se vive só com fórmulas ou ritos, promessas, caminhadas pé, muitos terços, muitas missas, mas sobretudo com a nossa adesão a Jesus Cristo.

Comentários

Mensagens populares